Deputados universitários serão empossados nesta quinta-feira (18) na Assembleia Legislativa Quarta edição do Parlamento Universitário teve recorde de inscritos e de proposições apresentadas. Novidade fica por conta da participação de estudantes do interior.

17/07/2019 15h41 | por Vanderson Luiz
Participantes do Parlamento Universitário de 2017, quando o projeto foi eleito o melhor do Brasil pela Associação Brasileira das Escolas do Legislativo.

Participantes do Parlamento Universitário de 2017, quando o projeto foi eleito o melhor do Brasil pela Associação Brasileira das Escolas do Legislativo.Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Participantes do Parlamento Universitário de 2017, quando o projeto foi eleito o melhor do Brasil pela Associação Brasileira das Escolas do Legislativo.

Enfim, chegou o momento. Depois de um longo processo seletivo e de uma espera cheia de expectativas, os 54 deputados universitários e seus suplentes selecionados para a quarta edição do Parlamento Universitário, tomarão posse em sessão plenária programada para esta quinta-feira (18), a partir das 13h45, na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

Os números do Parlamento Universitário impressionam, a começar pelas 1.419 inscrições recebidas pelo programa. E tal qual um processo eleitoral de verdade, os acadêmicos passaram por várias etapas de seleção, organizado pelas próprias instituições de ensino superior, até a seleção de 54 titulares e 21 suplentes. “Além da etapa de inscrições e de treinamentos, realizados pela Escola do Legislativo, as universidades também realizaram o seu próprio processo seletivo até definir os escolhidos para participar do Parlamento Universitário. Dos 1.419 que se inscreveram, restaram 75, e a partir desta quinta-feira eles simularão os trabalhos de um deputado estadual até o dia 26”, explicou o diretor Legislativo, Dylliardi Alessi.

A Assembleia Legislativa abre suas portas aos deputados universitários a partir das 9 horas, para que possam fazer a ambientação, conhecer as instalações e receber orientações de todo o processo do qual farão parte nos próximos nove dias.

A posse, tanto de titulares quanto de suplentes, está programada para as 13h45 e, já na sequência, serão inscritas as chapas para participar da eleição da Mesa Executiva, que será definida ainda nesta quinta-feira. Outro processo que marcará o dia dos parlamentares universitários é o da escolha do Governador Universitário. Para este cargo, podem concorrer tanto titulares quanto os suplentes. A última atividade do dia será a indicação dos líderes partidários e de blocos.

Os deputados universitários voltam a se reunir na sexta-feira (19) para definição dos integrantes da Comissão de Constituição e Justiça e das outras nove comissões temáticas. No mesmo dia serão eleitos os presidentes e relatores de cada comissão.

E como todos os números do Parlamento Universitário 2019 superaram as expectativas, a quantidade de propostas de projetos de lei apresentadas também superou a marca de anos anteriores, totalizando 74. “Este é um número que deve aumentar, já que o governador eleito tem prazo até segunda-feira para protocolar as propostas do Poder Executivo”, lembrou o diretor de Assistência ao Plenário, Juarez Villela Filho.

Das proposições apresentadas, 24 foram atreladas à Comissão de Educação, Ciências, Tecnologia e Ensino Superior; outras 18 estão relacionadas à Comissão de Finanças Públicas e Orçamento Público. A pasta de Agricultura, Meio Ambiente e Proteção Animal teve 17 projetos selecionados e a de Saúde Pública e Pessoas com Deficiência, mais 12 projetos.  “Nós recebemos todas as propostas e, inicialmente, distribuímos às comissões correlatas. No entanto, não significa que todas as proposições passarão pelo crivo da CCJ, a quem caberá à análise constitucional das matérias. Além disso, um projeto poderá tramitar em mais de uma Comissão”, detalhou Juarez.

Universidades – São 12 instituições de ensino superior participantes na quarta edição do Parlamento Universitário.  Desta, nove são da Capital do Estado: Universidade Federal do Paraná (UFPR), Pontifícia Universidade Católica (PUC-PR), Unicuritiba, Unibrasil, Uninter, UniOpet, Faculdades Integradas Santa Cruz, Positivo e Estácio. As universidades estaduais de Londrina (UEL), de Ponta Grossa (UEPG) e do Oeste do Paraná (Unioeste), debutam no programa.

Os eleitos - Bancada Universidade Positivo - Julia Quintana Dalledone, Ricardo Stein De Lara Palmeira, Davi Augusto Machado, Larissa Gabriela Vargas, Edson Luiz Quadros Dos Santos, Anna Carolina Gori, Leon Castellano Camargo, Leonardo Maimoni e Rafael Francisco Secchi Pinto Ribeiro.

Bancada Unicuritiba - Juarez Calixto Junior, Lucas Vasco Garcia, Adriel Da Luz De Oliveira, Clara Regina Espindola, Vinicius Wolf Peralta, Luiz Henrique Antmann Nisio, Guilherme Lima Souza, Matheus Felipe Iarrocheski  Falasco e Hugo Takeshi  Omori Shimada

Bancada Uninter - Leonardo Marcondes das Dores, Luiz Antônio Polli, Felipe Alves Turesso, Mário Henrique Anunciação Lemos, Jorge Luiz Marques Schlichting, Willian Pedroso Rocha e Alison Sczepanski.

Bancada Universidade Estadual de Londrina - Pamella Picolli de Lima, Mohamad Walyd Nabil Geha, Amanda Caroline Bezerra de Melo, João Victor Guzzi Martiniano e Maria Catarina Cavalcanti Fracazzo.

Bancada PUC-PR - Wellington Gabriel Costa Marques, Eva Gislaine Barbosa, Fernanda Adriane de Carvalho Perusollo e William Antônio Costa Grande.

Bancada Universidade Federal do Paraná - Wesley Alves Bergonzine, Rubens Novicki Neto, Lúcia Moliani Braga e Leandra Leysa Lucas.

Bancada Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Carolaine Souza Santos, Luiz Roberto Pereira, Renan Marques e Caroline Maronez.

Bancada Unibrasil – Brennda Bryksaag, Stephany Patrício da Silva, Eduardo José Nascimento e Fernanda Fiori Barvick.

Bancada Estácio – Tiago Alves, Beatriz Demetrio Brelaz e Shirley Pereira dos Santos.

Bancada Faculdades Santa Cruz - Carolina Alves Costa Teixeira e Alexandre Cardoso.

Bancada Universidade Estadual de Ponta Grossa - Isadora Henneberg Reis e Matheus Fernandes 

Bancada UniOpet – Thayni Vitória.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • labels.alep_enem
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação