Os deputados universitários vivenciaram nesta quarta-feira (27) mais uma etapa do processo legislativo. Os projetos em tramitação no Parlamento Universitário foram apreciados nas comissões temáticas. Dos 26 grupos de trabalho permanentes na Assembleia Legislativa do Paraná, cinco foram reorganizados para a atividade simulada.
Essas comissões tem caráter especializado e é nesta fase que se inicia a análise do mérito das propostas. Os deputados universitários avaliam os projetos, apresentam e votam pareceres que servirão de orientação para a sessão plenária.
O deputado universitário Bernardo Forlin (PT) presidiu a reunião da Comissão de Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania e viveu uma experiência muito diferente do que estava acostumado.
Sonora
Como integrante da Comissão de Finanças, Orçamento, Comunicação e Obras, o deputado universitário Maiquel Zimann (DEM) teve a experiência de relatar um projeto. Para ele, a partir de agora os debates começam a ganhar uma nova forma.
Sonora
Parte das discussões do Parlamento Universitário foi orientada pelo diretor de Assistência ao Plenário da Assembleia, Juarez Villela Filho, que se surpreendeu com a qualidade dos debates e com o resultado do projeto.
Sonora
Por alguns instantes, a simulação ganhou o reforço da realidade. O deputado Felipe Francischini (SD) acompanhou o trabalho que é desenvolvido com os acadêmicos e enalteceu a iniciativa da Mesa Executiva de abrir a casa para os jovens.
Sonora
A grande expectativa agora é para a simulação das sessões plenárias, que começam nesta quinta-feira. Segundo o diretor Legislativo da Assembleia, Dylliardi Alessi, que também orienta as atividades, a promessa é de grandes embates.
Sonora
A primeira sessão plenária do Parlamento Universitário está programada para as 10h desta quinta-feira (28).
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.