Deputados Vão Levar Projeto do Aeroporto Ao Governador

11/12/2007 16h51 | por Osni Gomes / 41 9161-5680 / MATÉRIA DE RESPONSABILIDADE DO GABINETE DO DEPUTADO MARCELO RANGEL
O projeto do Aeroporto Internacional do Mercosul será apresentado nos próximos dias ao governador Roberto Requião. O compromisso foi assumido pelo líder do governo, Luís Cláudio Romanelli e pelos deputados governistas Kielse Crisóstomo da Silva e Alexandre Curi. Assim o governador também tomará conhecimento da idéia do deputado Marcelo Rangel que está se viabilizando pelo apoio do governo federal, da bancada do Paraná no Senado e na Câmara dos Deputados e através da Assembléia Legislativa, onde foi completada uma lista com 53 assinaturas de parlamentares que apóiam a construção. Na FIEPNesta quinta-feira, às 16h30 na Federação das Indústrias do Estado do Paraná, o deputado Rangel e os técnicos da Morozowski & Perry – Arquitetos Ltda., farão uma demonstração do projeto de instalação em Ponta Grossa do Aeroporto Internacional dos Campos Gerais. Mozart Mascarenhas Alemão Edison Morozowski e Marcelo Piragibe Santiago mostrarão aos empresários paranaenses a visão geral do transporte aéreo mundial; o dimensionamento do sítio aeroportuário e os principais fatores a viabilidade econômica e financeira do portal de cargas do Mercosul. Serão três rápidas palestras para esclarecer a idéia de instalar um terminal de transporte de cargas em Ponta Grossa e tirar algumas dúvidas que ainda pairam sobre a participação da iniciativa privada e pública.O projeto será dividido em quatro etapas. A primeira é suficiente para colocar o aeroporto em operação e as demais seguirão ampliações que darão o volume internacional que o projeto prevê. “De acordo com dados da Infraero a primeira etapa está orçada em R$ 200 milhões”A primeira grande missão será identificar uma área que precisa aproximadamente de 1.500 alqueires para o sítio todo. E Morozowski justifica que “o grande problema dos aeroportos brasileiros é expansão. Geralmente são planejados pequenos e depois não há mais solução. O projeto de Ponta Grossa é gigantesco, mas estamos pensando no futuro”, assegurou.Um Master Plan (Plano Mestre) está fazendo um levantamento da análise de demanda de transporte para toda a América do Sul. “Os estudos prévios nos garantem que esse empreendimento tem futuro. Estou convicto de que tudo vai dar certo”.Toda a exposição será apenas elucidativa, uma vez que a FIEP, através do seu presidente, Rocha Loures, já demonstrou total apoio a iniciativa quando assistiu a mesma exposição na Associação Comercial e Industrial de Ponta Grossa. “Agora é a oportunidade para que outros empresários e dirigentes industriais tomem conhecimento da idéia”, destacou o deputado Marcelo Rangel.