Engana-se quem pensa que esta sessão da CCJ tem Nereu, Tadeu, Justus, Romanelli... Aqui estão Rodrigo, Bruno, Paulo, Luiz, Zeno - pela ordem - e com direito a identificação nominal por escrito.
O projeto em discussão é fictício e foi apresentado por um deputado/universitário. Mas a ideia é boa. Incluir, dentro do conteúdo de Matemática e História das escolas estaduais e privadas do Paraná, noções de Contabilidade e Economia. Pelo menos foi esta a emenda do parecer do "relator" na CCJ à proposta original, que previa a inclusão da matéria "Contabilidade e Economia" no currículo da Rede Estadual de Educação.
(sobe som)
Este foi um dos dez projetos de lei analisados na sessão desta quarta-feira (27) na Comissão de Constituição e Justiça realizada pelos deputados/universitários que participam do projeto Parlamento Universitário. Uma parceria entre a Assembleia, por meio da Escola do Legislativo, e PDU (Partido Democrático Universitário) da UFPR.
Durante toda esta semana, alunos de todos os anos do curso de Direito da Federal estão vivendo o dia a dia da Assembleia e os estudantes elaboraram projetos para serem debatidos e votados. E, de quebra, puderam assistir a uma aula de Processo Legislativo do diretor da Escola e diretor Legislativo da Assembleia, Dylliardi Alessi.
(Sobe som)
Dos 30 projetos apresentados pelos estudantes, 17 passaram pela CCJ. Em seguida iriam para as comissões temáticas relativas à cada tema proposto. E, se aprovados, irão a plenário nesta quinta-feira (28). Tudo igual ao que acontece com um projeto “real”.
Henrique Vale, que está representando o PDU na CCJ, diz que a experiência de viver a Assembleia nestes dias está sendo única para os estudantes, e pelo nível dos debates nestes dois dias, e que, na opinião dele, saem daqui mais preparados para a prática do Direito no que diz respeito ao processo legislativo.
(sonora Henrique)
Dylliardi Alessi vai além. Acredita que, mais que preparados, os universitários sairão dessa experiência, motivados até para seguirem carreira na política.
(sonora)
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.