Derrota No Tarifaço Faz Requião Inventar Denúncias

04/12/2007 11h21 | por
Inconformado com a derrota do tarifaço, o governador Requião quer atribuir à oposição a culpa por não passar a isenção de IPVA para motos de 125 cilindradas. O deputado Valdir Rossoni (PSDB), líder da oposição na Assembléia, não aceita esse tipo de ataque.“Não seja por isso”, diz Rossoni. “Se a preocupação do governo é proporcionar isenções, deve mandar nova mensagem, com as isenções que pretende e acrescentar a ela as emendas da oposição. Se fizer isso a matéria passa tranqüila. Nem precisa painel”, ironizou o deputado.Rossoni recordou ao governador que iria propor, caso Requião conseguisse fazer levar adiante o tarifaço, uma emenda que estabelecia em 1% a alíquota de IPVA para motocicletas cadastradas no Detran e na Secretaria da Fazenda na condição de aluguel ou carga, como os motoboys – motos de serviços em todas as cilindradas, não só as de 125. Além desta, Rossoni sugere que o governador acate outras emendas da oposição que estavam prontas, como manter a alíquota das locadoras em 1%; isentar os veículos movidos a gás natural e baixar alíquota dos carros populares (1.0) para 1%. “Vou encaminhar ao governador todas estas emendas”. Ainda há tempo de ele reparar as falhas e elaborar nova mensagem, uma que atenda mesmo os interesses da população”, afirmou.“O que não dá”, prossegue Rossoni, “é o governo querer dourar um tarifaço violento que iria onerar o IPVA, as taxas do Detran, as transmissões de herança e apresenta-lo à sociedade como se fosse uma benemerência. Ninguém é tolo ou apedeuta, como parece imaginar o governo”.Para Rossoni, a prova que o tarifaço não iria baixar impostos, mas elevá-los brutalmente é o fato que o próprio governo acusa a oposição de prejudicar as prefeituras com a perda de dezenas de milhões de reais na participação dos municípios na arrecadação dos tributos incluídos no tarifaço. “Ora, ou uma coisa ou outra. Se as prefeituras ganhariam todos esses recursos é evidente que os impostos iriam aumentar, não diminuir”, conclui o líder da oposição.