Desembargador Carlos Eduardo Thompson Flores é o mais novo cidadão paranaense Ex-presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, no biênio 2017/2019, recebeu o título de Cidadão Honorário do Estado em solenidade no Plenário da Assembleia.

10/02/2020 18h13 | por Trajano Budola

Desembargador Carlos Eduardo Thompson Flores recebe o título de Cidadão Honorário do Paraná.Créditos: Dálie Felberg/Assembleia

Desembargador Carlos Eduardo Thompson Flores recebe o título de Cidadão Honorário do Paraná.Créditos: Orlando Kissner/Assembleia

O ex-presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, desembargador Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz, é o novo Cidadão Honorário do Paraná. O título foi concedido pela Assembleia Legislativa do Paraná durante a sessão plenária desta segunda-feira (10), por iniciativa do deputado Ricardo Arruda (PSL). “Sinto-me muito tocado e orgulhoso. Um tio avô meu, falecido há anos, Fernando Thompson Flores, foi deputado federal pelo Paraná, inclusive constituinte em 1946. Então os vínculos familiares já estão presentes”, afirmou o desembargador, gaúcho, natural de Porto Alegre (RS).

“Nosso tribunal, durante minha presidência, teve uma parceria forte com o Poder Legislativo. Em uma convivência muito boa, cedemos uma ferramenta, o SEI, Sistema Eletrônico de Informações, de forma gratuita, que é utilizada em toda administração pública da União”, explicou Thompson Flores sobre a parceria assinada com a Mesa Executiva da Assembleia para a gestão eletrônica e simultânea das atividades sem uso de papel e promover transparência, agilidade, sustentabilidade e economia de recursos, resultando em menos burocracia e mais celeridade.

“Meu biênio foi muito produtivo, com convivência harmoniosa e frutífera do ponto de vista institucional. Sinto-me muito honrado por esta distinção do Legislativo. A compreendo como uma homenagem a todos os juízes e servidores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, cuja jurisdição se estende aos três estados”, declarou o desembargador, que presidiu a corte entre os anos de 2017 a 2019 e atualmente preside a 8ª Turma da Corte.

Para Traiano, a contribuição do desembargador para a transparência dos atos do Poder Legislativo justifica a honraria a ele concedida. “O Sistema Eletrônico de Informação hoje evita o trâmite em papel, gratuitamente, o que implantaremos na sequência no processo legislativo, o que dará celeridade às atividades da Casa. Nada mais justo do que a homenagem a este cidadão que contribui muito ao estado do Paraná. É um momento histórico para a Assembleia Legislativa”, afirmou.

Ricardo Arruda destacou a ação do desembargador Thompson Flores à frente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, que barrou a libertação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em julho de 2018. "O desembargador federal Thompson Flores é um exemplo de magistrado em nosso país, cumpre a lei com rigor, imparcialidade e lisura. Um fato que tomou repercussão nacional, foi quando em uma manobra suspeita, tentaram tirar o ex-presidente da cadeia. O desembargador Thompson Flores, superou todas as pressões políticas e foi firme em sua decisão, mantendo o ex-presidente preso, cumprindo a Lei como se deve ser”, disse.

A lei que origina o título concedido ao desembargador (20.028/2019) teve aprovação pelos parlamentares na Assembleia Legislativa. Thompson Flores foi nomeado desembargador federal em 2001 e assumiu a presidência do Tribunal Regional Federal da 4ª Região em 2017. Nascido em Porto Alegre (RS), foi graduado em Direito em 1985, empossado procurador da República em 1989 e promovido a procurador-chefe da Procuradoria Regional da República da 4ª Região em 1996.

Participaram da solenidade ainda: o vice-governador do Paraná, Darci Piana; o desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, presidente do Tribunal de Justiça do Paraná; o ministro Péricles Aurélio Lima Queiroz, representando o presidente do Superior Tribunal Militar, ministro Marcus Vinicius Oliveira dos Santos; o general de Divisão, Carlos José Russo Assumpção Penteado, comandante da 5ª Divisão de Exército; o juiz federal Rodrigo Kravetz, diretor do Foro da Seção Judiciária do Paraná; o 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Luiz Claudio Romanelli (PSVB); e o 2º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Gilson de Souza (PSC), além dos demais deputados estaduais e autoridades.