
A demora na tomada de decisões do Governo Estadual em preparar o Paraná, no sentido de evitar situações de catástrofe, como as que ocorreram esta semana nas rodovias paranaenses, acendeu um sinal de alerta. Na avaliação do deputado estadual Requião Filho (PT), tragédias como estas poderiam ser previstas com antecedência, caso houvesse um Departamento de Mapeamento de Riscos Geológicos, com estudo focado no monitoramento preventivo, especialmente em regiões de serra e encostas.
“Há de se formar um time competente de engenheiros e geólogos, com trabalho voltado à prevenção de deslizamentos de terra, que possam oferecer risco em decorrência de fenômenos meteorológicos. Mas percebemos que não há interesse, pois há mais de três anos aguardamos que nosso projeto que cria um Plano Estadual de Segurança de Barragens seja votado na Assembleia e, até hoje, nada. Mas para votar aumento de impostos, eles conseguem até regime de urgência. É preciso que o Governo reveja suas prioridades”, criticou Requião Filho.
O deputado deve encaminhar, nos próximos dias, um pedido ao Governo para que crie com urgência um departamento focado no estudo, monitoramento e prevenção de áreas consideradas de risco.