Destaque Estadual

26/09/2007 15h24 | por Assessoria de Gabinete
A Rede Mercosul/ Canal 21, levou ao ar no seu Jornal das 12h, do dia 25, uma entrevista com o deputado estadual Francisco Bührer, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa do Paraná. Neste programa a pauta de entrevista com o Deputado foi quanto à realização do 1º Seminário Estadual de Educação em Direitos Humanos, realizado no último dia 21, nas dependências da Assembléia Legislativa. Em uma avaliação rápida do parlamentar, o Seminário foi de grande produtividade, principalmente do que diz respeito à participação de entidades civis e organismos governamentais. Bührer destacou que o evento ficou marcado pela forma com que foi realizado: “A promoção do Seminário ficou a cargo da Comissão de Direitos Humanos e Conselho Permanente de Direitos Humanos, mas tivemos o apoio de Universidades e Faculdades, dos Governos Federal e Estadual, de sindicatos e conselhos e de diversas entidades civis, e isso foi inédito, e justamente por isso é que consideramos que o seminário foi muito produtivo”, comentou. Outro ponto destacado pelo deputado Francisco Bührer foi com relação às próximas ações que este mesmo grupo irá empreender. Segundo explicou, os próximos passos são a formação de um Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos e a criação de um fórum permanente de Direitos Humanos. Ao Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos caberá a responsabilidade da adaptação e implantação do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, dentro de uma realidade estadual. Para isso, todos os principais articuladores sociais que participaram da realização do Seminário, continuarão se reunindo a fim de formarem e constituírem o Comitê, e estes encontros acontecerão inicialmente, todas as terças-feiras ás 10h, na biblioteca da da Assembléia Legislativa. Uma das novidades destacadas também pelo deputado é com relação a participação da Comissão de Educação da Assembléia, que no seu entendimento vem fortalecer ainda mais a base de construção desta proposta educacional. “Não estamos propondo algo para a Assembléia ou para uma determinada entidade, mas sim para o Paraná, por isso precisamos de todas as contribuições possíveis”, enfatizou o parlamentar. FORMAÇÃO DO COMITÊ ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS• Grupo pró-comitêProfessor Dr. José Antonio Peres GedielUniversidade Federal do ParanáCátedra Sérgio Vieira de MelloProfessora Vera Karam ChueiriUniversidade Federal do ParanáEmerson PradoCoordenador Estadual do Movimento Agentes da Paz e Del. Nacional do Instituto AMISRAELProfessora Ana Margarida de Leão TabordaPró-Reitora de Promoção Humana da Universidade Tuiuti do ParanáProfessora RosaneRepresentante da OAB-PR Guilherme Azevedo do ValleVice-Presidente do Conselho Permanente de Direitos Humanos e Vice-Presidente do Conselho Regional de PsicologiaZenaide Maria GraciolliConselho Permanente de Direitos HumanosPsicóloga Marli Rodrigues da Cruz Conselho Regional de PsicologiaPatrícia Del ClaroInstituto de Defesa dos Direitos HumanosRoberto KaiserRepresentante do IMPRATâmara EnkeSecretaria de Estado da Justiça e da CidadaniaSecretaria de Estado da Criança e da JuventudePureza e FábioLia Burigo Secretaria de Estado da EducaçãoCoordenadora de Desafios Educacionais Contemporâneos Secretaria de Estado da Segurança PúblicaRose Mary GimenezComissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembléia Legislativa do ParanáDep. Francisco Bührer - (Secretário: Eduardo Azevedo)Comissão de Educação da Assembléia Legislativa do ParanáDep. Péricles de Mello (Secretário: Roberto Barbosa)