Dez cidades do Paraná estão entre as mais inteligentes e conectadas do Brasil Lei do deputado Guerra conferiu o título de Capital Tecnológica e Inovadora para Pato Branco.

06/10/2022 10h25 | por Assessoria parlamentar com AEN/PR
Pato Branco está entre as 100 cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil.

Pato Branco está entre as 100 cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil.Créditos: Prefeitura de Pato Branco

Pato Branco está entre as 100 cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil.

O Paraná foi o primeiro da região Sul e o segundo estado brasileiro com o maior número de cidades no ranking Connected Smart Cities 2022. Curitiba lidera o ranking. Pato Branco, Maringá, Londrina, Foz do Iguaçu, Cascavel, Apucarana, Ponta Grossa, Pinhais e Guarapuava também estão entre as 100 primeiras cidades mais conectadas e inteligentes do país.

Através de um projeto de lei de iniciativa do deputado Luiz Fernando Guerra (União), o município de Pato Branco foi reconhecido como sendo a Capital Tecnológica e Inovadora do Estado do Paraná, através da lei 20.363, de 27 de outubro de 2020, sancionada pelo Governador Carlos Massa Ratinho Júnior.

A proposição insere a comemoração no Calendário de Eventos Turísticos do Paraná, durante a Semana da Tecnologia e Inovação, celebrada anualmente entre os dias 16 e 22 de outubro.

A condecoração é um justo e merecido reconhecimento dos Poderes Públicos do Paraná, tanto do Executivo quanto do Legislativo, à cidade que se destaca pela pujança, pelo polo tecnológico e na educação, além de ter sido pioneira em 2013, com a criação da primeira Secretaria municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, descreveu o parlamentar na justificativa da matéria.

“Nos últimos quatro anos, trabalhamos muito para tornar o Paraná um estado cada vez mais moderno, inovador e sustentável. O bom posicionamento das cidades paranaenses no ranking Connected Smart Cities demonstra que estamos no caminho correto”, afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

O estudo do Connected Smart Cities 2022 avalia os municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes, abrangendo 680 cidades. O objetivo é mapear aquelas com maior potencial de desenvolvimento no Brasil.

O ranking é composto por 75 indicadores, divididos em 11 eixos: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança. Dezoito estados brasileiros e o Distrito Federal possuem cidades na lista.

Meio Ambiente

O Paraná conta com quatro municípios entre os 10 melhores colocados na categoria Meio Ambiente. Francisco Beltrão, no Sudoeste, ficou na quarta posição. Em sexto, sétimo e oitavo lugar estão Pato Branco (Sudoeste), Umuarama (Noroeste) e Curitiba, respectivamente.