
A deputada estadual Márcia Huçulak (PSD) apresentou nesta segunda-feira (19) projeto de lei que institui o Dia da Gratidão e Reconhecimento em homenagem aos profissionais que trabalharam no enfrentamento da covid-19 no Paraná e também aos que pereceram em decorrência da doença.
Caso aprovado pela Assembleia Legislativa e sancionado pelo Governo do Estado, a data de 11 de março fará parte do Calendário Oficial de Eventos do Estado.
A data é a mesma em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, em 2020, a covid-19 como estado de emergência pública mundial e também, coincidentemente, em que foram confirmados os primeiros casos no Paraná.
De acordo com a deputada, o projeto de lei representa “não apenas uma homenagem simbólica, mas um gesto de profunda valorização das profissões da saúde, que demonstraram, durante a pandemia, constituírem-se um dos pilares mais nobres e indispensáveis da nossa sociedade”.
Márcia lembrou ainda que a covid-19 infectou, até maio de 2025, mais de 3 milhões de pessoas no Paraná, com 47 mil mortes decorrentes da doença, principalmente no período mais agudo da pandemia – anterior, portanto, à criação das vacinas contra o vírus.
“Médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais, agentes de saúde, e tantos outros trabalhadores da área da saúde enfrentaram jornadas exaustivas, altos níveis de estresse físico e emocional, e o constante risco de contaminação e morte”, destaca o projeto. “Mesmo diante do desafio e da dor, esses profissionais permaneceram firmes no exercício de sua missão essencial: salvar vidas.”
O projeto ainda estabelece a imagem da máscara cirúrgica branca, de uso característico dos profissionais de saúde e marco durante a pandemia, como símbolo do Dia da Gratidão e Reconhecimento.