Dia do Síndico é destaque em homenagem da Assembleia Legislativa Data que comemora a profissão de gestor do patrimônio coletivo marcou o reconhecimento do Poder Legislativo à categoria responsável pela administração de condomínios no estado.

30/11/2022 21h06 | por Trajano Budola
Dia do Síndico é destaque em homenagem da Assembleia Legislativa.

Dia do Síndico é destaque em homenagem da Assembleia Legislativa.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Dia do Síndico é destaque em homenagem da Assembleia Legislativa.

A Assembleia Legislativa do Paraná promoveu na noite desta quarta-feira (30) uma sessão solene em homenagem ao Dia do Síndico, data nacional que celebra a profissão dos gestores do patrimônio coletivo. Proposta e presidida pelo deputado Alexandre Amaro (Republicanos) a cerimônia reuniu representantes da categoria que destacaram as responsabilidades que lhes são atribuídas.

Para o parlamentar, a homenagem do Poder Legislativo é justificada pelas demandas da administração dos condomínios. “Nosso menor município no Paraná tem 1.750 habitantes. Os condomínios são verdadeiras cidades, alguns em Curitiba com mais de dois mil moradores e os síndicos são os prefeitos deles. Tudo tem que ser resolvido pelos síndicos, eles é quem tem que resolver problemas com furtos, barulho e com os animais dos moradores. Precisamos alinhar este diálogo porque muitas leis feitas na Assembleia Legislativa os atingem diretamente”, explicou o deputado. “Esta Casa de Leis está aberta para atender o clamor dos síndicos, sabemos das adversidades e dificuldades e estamos abertos a propor soluções. As demandas que nos sejam encaminhadas serão sempre bem recebidas pelo zelo e amor pelos locais onde moram ou administram”, afirmou o deputado Alexandre Amaro.

De acordo com o síndico profissional e coordenador da Frente Condominial do Paraná, coronel Valdir Carvalho de Souza, ex-comandante do Batalhão de Polícia Rodoviária do Paraná, a homenagem da Assembleia Legislativa representa a atenção da sociedade ao trabalho realizado pelos síndicos.

“Hoje os síndicos estão mais participativos em assembleias, reuniões e cursos de atualização porque a carga de responsabilidade que eles têm perante as legislações específicas, regimentos internos dos condomínios e suas convenções cobram isso deles”, explicou. “Quando a Assembleia Legislativa chama a categoria, dá credibilidade a estas pessoas, afirma que está junto com a função reconhecida oficialmente e que está se especializando constantemente. Esta sessão solene é muito importante para dar visibilidade a estes profissionais”, afirmou o coordenador.

Valdir Carvalho de Souza explicou ainda que as demandas geradas nos condomínios dependem muito do diálogo com o Poder Executivo. Ele cobrou que as prefeituras municipais tenham departamentos próprios para tratar destes assuntos, com pessoas especializadas. “Vai carrear todas as demandas condominiais para decisões mais céleres”, disse.

Ele exemplificou situações de podas de árvores solicitadas pelos condomínios ou protocolos de pedido de pavimentação especial para idosos ou cadeirantes. “Temos condomínios em Curitiba e Região Metropolitana maiores que cidades. Eles têm demandas de gestão muito grandes, como na área ambiental com rede de esgoto, por exemplo”, afirmou.

O zootecnista e diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna na Secretaria de Meio Ambiente de Curitiba, Edson Evaristo, falou do diálogo entre a categoria e o poder público. “Os síndicos representam parceiros do município na promoção da convivência em harmonia entre humanos e animais, mas também nas denuncias de maus-tratos.”, disse. “Atendemos seis mil protocolos de denúncia de maus-tratos a animais por ano em Curitiba, muitos em ambientes de condomínios. Os síndicos tem papel fundamental na colaboração com o município no que diz respeito à guarda de animais de estimação”, explicou.

Homenagens

Dueante a cerimônia, foram homenageados: André de Paula, vereador de Pinhais; Cilene Aparecida Antunes, pioneira no mercado condominial no Paraná; Denilson Batista das Neves, síndico profissional; Erick Bonjorno, empresário; Luciana Lozich, advogada especializada em condomínios; Nilara Piekas, advogada especializada em condomínios; Orlando Martins Netto, síndico profissional; Thais Batista de Oliveira,  empresaria na área de serviços condominiais.