Diferentes projetos abrem as portas do Legislativo para a participação dos jovens estudantes O Parlamento Universitário, o Assembleia no Enem e um disputado programa de visitas guiadas somam-se ao Geração Atitude, movimentando a Alep.

17/11/2017 13h15 | por Rodrigo Rossi
Assembleia no ENEN.

Assembleia no ENEN.Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Assembleia no ENEN.

Parlamento Universitário 2017.Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Parlamento Universitário 2017.

Visita guiada de alunos.Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Visita guiada de alunos.

Geração Atitude.Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Geração Atitude.

A abertura da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) para a participação efetiva dos estudantes é uma das principais marcas da atual administração da Casa, chefiada pelo presidente Ademar Traiano (PSDB).  Além do projeto Geração Atitude, outros programas incentivam o envolvimento de jovens com a rotina da atividade parlamentar, aproximando ainda mais a sociedade do Poder Legislativo.

As experiências ofertadas aos alunos cumprem uma das premissas defendidas pelo presidente Traiano, de que o Legislativo seja, de fato, um espaço democrático e de amplo envolvimento com os mais diferentes segmentos. Assim como o programa Geração Atitude, desenvolvido em parceria com o Ministério Público estadual para promover a cidadania e despertar nos jovens o interesse pela política, outro programa de referência é o Assembleia no Enem. Com ele os alunos têm à disposição aulões preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com professores especialistas do grupo Eureka das mais diversas disciplinas e com a realização de provas simuladas, que acontecem no próprio Plenário do Legislativo. Um acervo de mais de 500 videoaulas foram produzidas e são exibidas pela TV Assembleia, permanecendo acessíveis a todo e qualquer estudante, muitos deles sem condições financeiras para frequentar onerosos cursinhos preparatórios.

A iniciativa, neste ano, reuniu cerca de 700 estudantes da rede pública de ensino no Plenário da Alep, e já é destaque entre as demais casas legislativas do país, pelo ineditismo e pelo arrojo. “Foi uma situação totalmente diferente, porque além de termos aula, conhecemos um pouco da Assembleia, falamos com o presidente. Isso chamou a atenção, foi um momento de estudo fora do comum”, afirmou a aluna do Colégio Estadual Olavo del Claro, Rafaela Damrat, de 16 anos, quando esteve na Alep, em 16 agosto passado, para o aulão do Enem.

Parlamento Universitário – Mas não são apenas os estudantes do Ensino Médio que participam das atividades da Alep. O Parlamento Universitário, projeto da Escola do Legislativo, viabiliza por alguns dias a acadêmicos dos diversos cursos a vivência das atividades cotidianas dos deputados e do processo legislativo, em exercício simulado, com a apresentação de projetos de lei, a elaboração e voto de pareceres nas comissões técnicas e temáticas, bem como a discussão, a defesa e a votação das proposições em Plenário.

Os melhores projetos, segundo o presidente Traiano, serão examinados e poderão inclusive tornar-se lei. “Vamos examinar algumas propostas e havendo viabilidade técnica, em conformidade com a Constituição e não padecendo de nenhum outro vício de legalidade, acredito que há chances sim de virarem lei, por que não? ”, indagou o chefe do Legislativo.

Ainda na semana passada, quando do encerramento do Parlamento Universitário 2017, o projeto foi vencedor do prêmio da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), durante encontro nacional realizado em Goiás, disputando com escolas do legislativo e dos tribunais de contas de todo o Brasil.

Visitas guiadas – Visitas guiadas de alunos pela Assembleia Legislativa são igualmente constantes, coordenadas pelo Cerimonial. São crianças, adolescentes, estudantes universitários e professores que percorrem os espaços da Casa, seguem até a Presidência para um bate-papo com o deputado Ademar Traiano, acompanham a reunião de alguma comissão técnica ou mesmo alguma audiência pública em andamento, finalizando o roteiro em uma conversa com algum deputado, minutos antes do início da sessão plenária, às 14h30, que explica sobre o mandato e as atribuições parlamentares.

Somente neste ano, de janeiro a outubro, conforme dados da Coordenadoria de Cerimonial, 3.078 alunos visitaram a Casa, procedentes de 105 instituições diferentes. “A Casa está sempre aberta e queremos cada vez mais a presença dos jovens, porque é na Assembleia Legislativa que os mais diferentes assuntos e segmentos do Paraná estão representados, como a caixa de ressonância da sociedade. Todos os dias os estudantes são muito bem-vindos”, ressaltou Traiano.





 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação