Durante Sessão Especial em Paranaguá, Assembleia recebe reivindicações da população do Litoral

06/07/2023 15h40 | por Thiago Alonso/ Maria Eduarda Buchi
Podcast A documentação foi recebida pelo primeiro-secretário, deputado Alexandre Curi (PSD), e pelos parlamentares que representam a região no Poder Legislativo. As demandas foram entregues pelo prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque.

A documentação foi recebida pelo primeiro-secretário, deputado Alexandre Curi (PSD), e pelos parlamentares que representam a região no Poder Legislativo. As demandas foram entregues pelo prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque.Créditos: Orlando Kissner/Alep

A terceira edição do projeto Assembleia Itinerante foi marcada por uma intensa troca de experiências entre os deputados estaduais, a sociedade civil organizada e a população que visitou a 11ª Festa Nacional da Tainha, em Paranaguá, nesta quarta-feira (05). O trabalho culminou em uma série de reivindicações elaboradas por representantes de associações comerciais, entidades de classe, sindicatos, institutos, conselhos e membros da sociedade civil organizada do Litoral paranaense. Os documentos entregues à Assembleia Legislativa do Paraná foram recebidos pelo primeiro-secretário, deputado Alexandre Curi (PSD), e pelos parlamentares que representam a região no Poder Legislativo.

As demandas foram entregues pelo prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque. Assim, o projeto da Assembleia Legislativa do Paraná que aproxima o cidadão dos parlamentares deixa a cidade de Paranaguá levando para o Poder Legislativo uma série de reivindicações, sugestões e propostas que visam melhorar a vida da população. Durante a solenidade, mais de 30 pessoas de destaque na sociedade do Litoral receberam diplomas de menção honrosa confeccionados pela Assembleia Legislativa.

O primeiro secretário do Legislativo, deputado Alexandre Curi, presidiu a Sessão Especial de interiorização na região. Ele reforçou o caráter democrático da iniciativa, que transforma as demandas populares e da sociedade civil organizada em respostas. “O grande objetivo da Assembleia Itinerante é estarmos mais próximos da população, ouvindo a reivindicações e demandas. Nesta terceira edição, estamos na cidade que exporta toda nossa produção agrícola. Esta é uma região que vive um grande momento, com obras importantes no Porto, o projeto de construção da ponte de Guaratuba e da engorda da praia de Matinhos. Quem conhece o litoral e sabe o que precisamos ouvir é quem mora aqui. Em Maringá e Londrina saímos com mais de 500 reivindicações. Não tenho dúvidas de que vamos sair com muitas mais sugestões. Temos uma equipe dentro da Assembleia analisando cada uma delas. Estas são encaminhadas ao governo do Estado ou aos secretários. Também poderão se tornar requerimentos legislativos ou projetos de lei. Ninguém vai ficar sem resposta”, afirmou.

SONORA deputado Alexandre Curi primeiro secretário do Legislativo

O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, destacou a importância dos parlamentares estarem na cidade. "Quero dizer que esta interiorização ocorre por causa de todos os prefeitos. Esta sessão acontece pela credibilidade de cada prefeito dos municípios do Litoral. É uma honra entregar estas reivindicações, que poderão se tornar requerimentos ou projetos de lei importantes para o desenvolvimento do nosso Litoral. Por isso os deputados são tão importantes, eles são o elo entre os municípios e o governo do Paraná", reforçou.

Principais demandas

Entre as principais demandas recebidas pelo Legislativo estão uma série de obras de infraestrutura, melhoria da segurança pública e do atendimento à saúde. A melhoria da infraestrutura de acesso ao Porto de Paranaguá, com obras na BR-277, destaca-se entre os pedidos. As entidades também pedem o fortalecimento do efetivo e da estrutura física do 9° Batalhão da Polícia Militar e da Polícia Civil de Paranaguá, além da implantação de câmeras de segurança e o aumento de policiamento na região central. O fortalecimento da segurança no transporte de cargas também está na lista. No turismo, a implantação de políticas e a elaboração de cursos de capacitação empresarial e da mão-de-obra local também estão entre as sugestões.

Os documentos com as sugestões foram encaminhadas pela Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap), pela Câmara de Vereadores de Paranaguá, pelo Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomas de Bens de Paranaguá (Sindicam), pelo Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura, pelo Comitê Territorial de Desenvolvimento do Litoral do Paraná, pelo Instituto de Turismo e Eventos de Paranaguá, pela Associação Comercial e Empresarial de Matinhos, pela a Frente Intersindical de Paranaguá e pela a Universidade Estadual do Paraná (Unespar).