É dada a largada para a 2ª legislatura do Parlamento Universitário

30/10/2017 13h29 | por Cláudia Ribeiro
(Descrição do áudio)

Oito universidades, 1300 inscritos, 54 deputados, outros 54 suplentes. Está oficialmente aberta a segunda legislatura ou a segunda edição do Parlamento universitário da Assembleia Legislativa do Paraná, que  traz para dentro do Poder Legislativo estudantes universitários     de cursos diversos, mas todos ligados à área política, que vão “tomar  o lugar” dos parlamentares “oficiais“ durante dez dias.

Na manhã desta segunda-feira (30) os deputados/ universitários já tomaram posse.

(sobe som)

Mas não basta  ocupar uma cadeira no Plenário. É preciso exercer todas as funções de um deputado, como debater e apresentar projetos, votar e, principalmente, articular. E isso já vem ocorrendo entre o grupo antes mesmo da solenidade de posse, como conta o diretor legislativo da Assembleia, e um dos idealizadores do projeto, Dylliardi Alessi.

(Sonora)

A formação dos Blocos, Bancadas, a eleição do governador (Sim, um deles vai ser eleito governador/universitário) e das Comissões Permanentes, vai acontecer na quarta-feira (1) pela manhã. Porém, as indicações de nomes já começaram. PUC, Uninter e Universidade Positivo, por exemplo,  já haviam articulado um bloco com esse objetivo. Bloco com direito a líder: Ricardo Miranda, do 3º período de Direito da PUC.

(Sonora)

Exercer o mandato para alguns significa também, (por que não?), apresentar projetos que mais tarde, podem virar leis.  É como pensa João Pedro De Modesti, do 3º período de Direito da Opet.

(Sonora)

Que a presidência da Casa é um cargo almejadíssimo, não há dúvidas, mas vencer a disputa para  outra função entre os integrantes da Mesa Executiva, não deixa de ser uma meta, como lembra João Pedro.

(Volta Sonora)

Depois da posse, os novos parlamentares puderam ouvir um pouco da experiência de quem já está por aqui há mais tempo: os deputados Rasca Rodrigues (PV)< delegado Recalcatti (PSC) e Nereu Moura (PMDB), que aconselhou: aproveitem a oportunidade se estar na pele de um político.

(Sobe som)

E não é que tem gente já fazendo as vezes  de  político??? Gabriel Marcondes, do último semestre do curso de Ciência Política da Uninter é um deles. Preste atenção ao discurso:

(Sonora)

Se as sessões dessa legislatura vão ser comparadas às “de verdade”, só o tempo dirá, mas que elas prometem, isso prometem. Basta ouvir Homero Gomes, do 1º ano de Direito da FAE.

(Sonora)

E nada escapa ao olhar atento dos estudantes de jornalismo escalados para a cobertura do Parlamento Universitário, uma das novidades da 2ª edição. Ana Paula Santos que o diga. A estudante do último ano da Universidade Positivo acredita que a prática de acompanhar as simulações de sessões e comissões ao vivo vai acrescentar muito nesse início de carreira.

(Sonora)

Mais “observadores” acompanham atentamente o projeto para, quem sabe, implantá-lo em outras Assembleias e até em Câmaras Municipais. E Roberto Lamare tem meios para isso, afinal é vice-presidente da Associação das Escolas do Legislativo e de Contas. E ele é só elogios para o Parlamento Universitário.

(Sonora)

O Parlamento Universitário vai até o dia 10 de novembro e você pode acompanhar todas as notícias aqui pela Rádio Alep.  Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.