Economia da Assembleia financiará duplicação da rodovia João Leopoldo Jacomel

11/04/2013 13h37 | por Jaime S. Martins, com a colaboração de Nelson Martins
Economias da Assembleia voltam na forma de recursos aos municípios.

Economias da Assembleia voltam na forma de recursos aos municípios. Créditos: Nani Gois/Alep (crédito obrigatório)

Economias da Assembleia voltam na forma de recursos aos municípios.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni (PSDB), participou de uma audiência pública, na noite desta quarta-feira (10), para discutir a duplicação da rodovia Deputado João Leopoldo Jacomel, no trecho que liga Piraquara e Pinhais. O parlamentar lembrou que essa é uma antiga reivindicação dos moradores das duas cidades e que, agora, numa parceria do Legislativo com o Governo do Estado, a obra será viabilizada. “Conversei com o governador Beto Richa (PSDB) e ele está empenhado em executar a obra. A dificuldade eram os recursos, mas o governador concordou em destinar R$ 40 milhões, parte da economia que faremos na Assembleia, para viabilizar a obra”, anunciou.

Rossoni destacou, ainda, que os integrantes da Mesa Executiva do Legislativo desejam fazer da obra uma marca da gestão austera, moderna e séria que foi implantada na Casa. “Gostaríamos de ter um símbolo para esse trabalho que realizamos na Assembleia. Essa obra acontecendo, vai deixar uma marca para a Região Metropolitana de Curitiba e para o povo do Paraná, fruto do trabalho dos deputados”, ressaltou. Segundo o deputado, a Assembleia economizará em torno de R$ 200 milhões, dos quais R$ 150 milhões serão destinados ao Programa de Apoio de Desenvolvimento aos Municípios (PAM). Em março passado, R$ 10 milhões foram repassados à Secretaria de Educação para compra de ônibus para o transporte de alunos especiais. Os R$ 40 milhões restantes, segundo o deputado, serão destinado à duplicação da rodovia. “É um compromisso assumido pelo governador Beto Richa (PSDB) com a população”, afirmou.

Projeto – A duplicação deverá melhorar em muito as condições de tráfego entre Curitiba, Pinhais e Piraquara. Atualmente, são 45 mil veículos que passam diariamente pela rodovia. Nos horários de pico, o trajeto de pouco mais de dez quilômetros não é percorrido em menos de uma hora. Há anos os congestionamentos vêm causando transtornos para os moradores e trabalhadores da região.

O projeto de viabilidade da obra já está em execução pelo Governo do Estado e deve ficar pronto em nove meses. Então será feita a licitação para a duplicação. A intenção dos deputados, prefeitos de Piraquara e Pinhais, vereadores e lideranças locais, é que esse estudo possa contar com a participação dos engenheiros dos municípios, a fim de detalhar as reais necessidades da população e acelerar o processo. “Queremos que o prazo não passe de quatro meses e que os técnicos da prefeitura possam estar juntos e possam opinar”, disse o prefeito de Piraquara, Marcos Tesserolli. O objetivo é instalar quatro faixas de pista para os veículos, ciclovias, calçadas para pedestres, passarelas, iluminação e acostamento. “Precisamos dessa duplicação. Já presenciamos até governador anterior prometendo a duplicação, o que não aconteceu. Por isso, queremos que os deputados assumam essa briga conosco para que até o final do ano as obras tenham início”, acrescentou Tesserolli.

Adequações – A vice-prefeita de Pinhais, Marli Paulino, disse que é preciso partir para a ação. “O importante agora é esse projeto se transformar em realidade. Será uma duplicação muito importante para as duas cidades e, com certeza, serão necessárias adaptações no trecho já duplicado que passa pelo município de Pinhais”, disse Marli.