Edição de 2023 se consolida como uma das principais plataformas de formação para cidadania dos jovens paranaenses A 8ª edição teve recorde de colégios e projetos de Lei inscritos, nos 32 Núcleos Regionais de Ensino do estado.

10/11/2023 16h26 | por Antônio Dilay
Escola do melhor projeto do Geração Atitude 2023 ocorreu no Plenário da Casa, na manhã desta quarta-feira (8).

Escola do melhor projeto do Geração Atitude 2023 ocorreu no Plenário da Casa, na manhã desta quarta-feira (8).Créditos: Valdir Amaral/Alep

Escola do melhor projeto do Geração Atitude 2023 ocorreu no Plenário da Casa, na manhã desta quarta-feira (8).

Na tarde desta quarta-feira (8), os participantes do Geração Atitude 2023 conheceram o Museu Oscar Niemeyer.Créditos: Valdir Amaral/Alep

Na tarde desta quarta-feira (8), os participantes do Geração Atitude 2023 conheceram o Museu Oscar Niemeyer.

O programa Geração Atitude foi lançado em 2015 por meio de um convênio entre a Assembleia Legislativa do Paraná, Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação, o Ministério Público do Paraná e o Tribunal de Justiça do Paraná.

As ações do projeto têm por objetivo despertar o interesse dos jovens para temas como Cidadania, Democracia, Política, Combate à Corrupção, Eleições, Voto Consciente e o funcionamento dos poderes Legislativo, Executivo, Judiciário e Ministério Público que, mesmo integrando o Sistema de Justiça, é um órgão independente que não se subordina a nenhum dos três poderes.

O projeto de Lei nº 849/2015 foi aprovado na Assembleia Legislativa e transformado na Lei nº 18.763 de 26 de abril de 2016 instituiu o programa Geração Atitude com o objetivo de prover educação para o exercício da cidadania aos alunos da Rede Pública de Ensino e foi incluído no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná integrando as campanhas institucionais da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná.

Para tanto, a Escola do Legislativo que tem como uma das suas funções desenvolver programas de ensino objetivando a formação e a qualificação de lideranças, assumiu a condução e coorganização do programa, possibilitando a complementação e o avanço na formação escolar dos participantes.

O diretor Legislativo e da Escola do Legislativo, doutor Dylliardi Alessi, comentou que “um dos principais objetivos do projeto é estimular uma participação mais ativa dos jovens na política em que os estudantes das escolas públicas do Paraná têm a possibilidade de fato de exercer a cidadania”.

“A Assembleia Legislativa, por meio do programa Geração Atitude, já transformado em Lei estadual, quer os jovens como protagonistas na vida política e por isso queremos provocá-los a trazerem ideias que possam melhorar a vida de todos os paranaenses, em especial as novas gerações”, explicou o doutor Alessi.

O Geração Atitude acontece em dois momentos durante o ano letivo. O primeiro momento é dentro da unidade escolar, quando professores, promotores públicos, em conjunto com as equipes pedagógicas das escolas, desenvolvem palestras e debates. Aos professores caberá trabalhar o conteúdo do Guia do Cidadão (disponível para download no site da Assembleia Legislativa), material pedagógico de apoio, com os alunos para construção do conhecimento e elaboração de projetos de lei que cada estudante ache pertinente.

Os projetos elaborados pelos alunos com a orientação de seus professores, participam de um concurso que seleciona as 32 melhores propostas, uma de cada Regional de Ensino e como reconhecimento, os autores e seus orientadores viajam para a Capital, onde conhecem  a sede dos Poderes e do Ministério Público e realizam sessão solene especial no Plenário da Assembleia Legislativa para defender seus projetos, receberem votos dos participantes e conhecerem os vencedores, que são agraciados com diplomas e certificados. É a segunda etapa do programa, chamada de Caravana da Cidadania.

“Atuamos para potencializar as transformações das novas gerações de estudantes aproximando os jovens através do conhecimento para que se tornem agentes transformadores da realidade, participando de discussões que envolvam sua escola, bairro, cidade, estado e o país”, explicou o diretor da Escola do Legislativo Dylliardi Alessi.

8ª Edição

A 8ª edição do programa recebeu número recorde de colégios participantes e de projetos de Lei inscritos, nos 32 Núcleos Regionais de Ensino do estado. Foram 413 propostas de Lei apresentadas pelos estudantes de 227 colégios estaduais. Destes, foram selecionados um projeto de cada Núcleo Regional de Ensino, totalizando 32 selecionados.

Dos 32 projetos selecionados, dois temas se destacaram pela maior quantidade de projetos que os abordam e refletindo bem o momento que os jovens paranaenses vivenciam atualmente: “segurança nas escolas” e “apoio psicológico e vocacional”, decorrente do aumento e frequência de ataques às escolas e resultado das sequelas psicológicas provocadas pela Pandemia.

O projeto vencedor foi do aluno Robson da Silva Quevedo do Colégio Estadual General Carneiro do município de Roncador sob a orientação da professora Veronice Divino com o projeto: “Teste Vocacional nas Escolas” que autoriza as escolas públicas estaduais a instituírem programas sociais visando a profissionalização e o direcionamento dos estudantes da rede pública, por meio de testes vocacionais e oficinas de apoio.

O aluno Jonas Jorge Guerra do Colégio Estadual Barão do Rio Branco do município de Inajá que teve a orientação da professora Maryana Cardoso Blasque foi premiado com o segundo lugar e trouxe um projeto que institui no estado do Paraná o programa “Quanto mais, melhor” que tem como objetivo disponibilizar cursos preparatórios de vestibulares e Enem aos alunos do terceiro ano do ensino médio e/ou curso técnico integrado de Escolas Públicas.

Já a aluna Lara Cristina Fiametti Manfredi do Colégio Estadual do Campo de Flor da Serra do município de Realeza com a orientação do professor Fernando Mantella dos Santos foi classificada em terceiro lugar com o projeto que institui a obrigatoriedade de proporcionar cursos sobre área rural em escolas rurais.

Caravana da Cidadania

Os 32 selecionados, alunos e orientadores viajaram para Curitiba e participaram de uma agenda extensa de visitas às sedes dos poderes e Ministério Público e passeios a museus e pontos turísticos da cidade.

Nesta edição de 2023, a última etapa, chamada de Caravana da Cidadania, ficou sob a responsabilidade da equipe de Cerimonial da Assembleia Legislativa com o apoio dos outros coorganizadores. A Secretaria de Estado da Educação (SEED) providenciou a vinda de cada participante para a Capital, mas o receptivo, estadia, alimentação, transporte, roteiros turísticos e de atividades foi desenvolvida e executada pela equipe de cerimonialistas da Assembleia Legislativa.

“Ter uma atitude cidadã é ser solidário para os problemas comuns, cooperar na busca de soluções e participar das atividades que promovem políticas públicas que atendem a toda sociedade. Neste caso do Geração Atitude, políticas públicas dedicadas aos jovens paranaenses”, explicou Jenifer Sarti, a cerimonialista que atendeu a Caravana da Cidadania durante toda esta edição de 2023.

“A semana vivida pelos alunos do Geração Atitude, nesta edição, será algo que eles levarão como uma grande experiência, onde conheceram colegas de vários municípios, tiveram uma imersão de conhecimento começando pelo Ministério Público, com uma palestra sobre “Bulling” e eles interagiram muito. Em seguida fizemos a visita ao Palácio Iguaçu, mas a ansiedade de todos era para a apresentação dos projetos na Assembleia Legislativa. Após a premiação, visitamos o Tribunal de Justiça e depois passeamos por Curitiba nos parques. Ao final, eles saíram muito felizes com tudo que viveram”, descreveu Jenifer.

“O projeto é sensacional, pois proporciona aos alunos conhecerem a Capital paranaense, o que muitos não conheciam. Com toda certeza, este aprendizado será compartilhado nas escolas desses alunos e professores que foram selecionados para viver uma grande experiência cívica”, concluiu a cerimonialista da Assembleia Legislativa, Jenifer Sarti.

A Escola do Legislativo e a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, em conjunto com os coorganizadores, Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação, Ministério Público do Paraná e Tribunal de Justiça do Paraná já estão planejando o Geração Atitude 2024. Acompanhe os canais de comunicação da Assembleia Legislativa do Paraná e mantenha-se informado sobre as novas etapas do Geração Atitude.

Acesse o link e baixe o Guia do Cidadão: https://storage.assembleia.pr.leg.br/geracaoatitude/cartilha-mp-geracao-atitude.pdf

 

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação