Educadores sociais buscam apoio para regulamentação profissional e formação superior

09/10/2017 17h52 | por Kharina Guimarães
Podcast
((Descrição do áudio))

O Dia Internacional do Educador Social, celebrado em 02 de outubro, foi lembrado na Assembleia Legislativa do Paraná nesta segunda-feira (09) com a participação do coordenador-geral do Fórum de Educadores Sociais do Paraná, José Pucci Neto, na sessão plenária. A categoria luta pela regularização da profissão e solicitou a realização de uma audiência pública para debater a inclusão de cursos superiores de educador social nas universidades estaduais. A iniciativa de trazer o tema para discussão no parlamento foi dos deputados Adelino Ribeiro (PSL) e Pastor Edson Praczyk (PRB).

A estimativa do fórum é de que três mil educadores sociais estejam atuando no Paraná atendendo não apenas as necessidades do poder público, mas também em organizações não governamentais e como empreendedores sociais. A profissão que nasceu no pós-guerra, tem papel importante no atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade social e na construção de relações pacíficas, como explica José Pucci Neto.

Sonora

Durante sua participação, o representante dos educadores sociais solicitou o apoio dos deputados estaduais para garantir a criação de cursos superiores nas universidades estaduais do Paraná para a formação profissional. Atualmente, 60% dos educadores sociais já possuem alguma formação acadêmica, em áreas como pedagogia e assistência social, que não contemplam todas as necessidades profissionais.

Sonora

 O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB), afirmou que a Casa de Leis está aberta e os parlamentares disponíveis para encaminhar o assunto em uma audiência pública.

Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães. 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação