Em Sessão Especial, Assembleia Legislativa recebe reivindicações de Telêmaco Borba Solenidade faz parte da programação da Assembleia Itinerante, iniciativa que leva o trabalho parlamentar para as principais cidades do Paraná.

20/03/2024 20h04 | por Thiago Alonso e Ana Luzia Mikos
Sessão Especial lotou o Centro de Eventos Mieceslau Malinowsk, Telêmaco Borba.

Sessão Especial lotou o Centro de Eventos Mieceslau Malinowsk, Telêmaco Borba.Créditos: Orlando Kissner/Alep

Sessão Especial lotou o Centro de Eventos Mieceslau Malinowsk, Telêmaco Borba.

O primeiro-secretário da Casa, deputado Alexandre Curi (PSD), realizou a abertura da 12ª Sessão Especial da Assembleia Itinerante.Créditos: Orlando Kissner/Alep

O primeiro-secretário da Casa, deputado Alexandre Curi (PSD), realizou a abertura da 12ª Sessão Especial da Assembleia Itinerante.

Telêmaco Borba recebeu nesta quarta-feira (20) a 12ª sessão especial de interiorização da Assembleia Legislativa do Paraná. A mais recente edição da Assembleia Itinerante promoveu a interação entre deputados estaduais, representantes da sociedade civil organizada e a população. Realizado durante a Expo Telêmaco 2024, o evento resultou em uma série de reivindicações assinadas por prefeituras, câmara de vereadores, empresas, entidades de classe e associações da região. Os documentos foram recebidos pelo primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Curi (PSD), e pelos parlamentares que representam os municípios no Poder Legislativo.

As demandas foram entregues pelo Prefeito de Telêmaco Borba, Márcio Artur de Matos, pela vice-prefeita, Rita Araújo, e pela presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais e prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso. Como nas demais edições, a iniciativa da Assembleia Legislativa que aproxima o cidadão dos parlamentares deixa a região trazendo para o Poder Legislativo uma série de reivindicações, sugestões e propostas que visam melhorar a vida da população. Também durante a solenidade, personalidades de destaque na sociedade receberam diplomas de menção honrosa confeccionados pelo Poder Legislativo.

O primeiro-secretário do Poder Legislativo, deputado Alexandre Curi (PSD), afirmou que a Assembleia Itinerante mais uma vez cumpre seu papel. “Pela primeira vez o Poder Legislativo se instala em Telêmaco Borba, ainda mais nesta data histórica, quando a cidade completa 60 anos. Este é o principal objetivo: levar a Assembleia para mais próxima da população. Já passamos anteriormente por onze cidades, estamos pela terceira vez nos Campos Gerais. Em todas estas edições, já recebemos quase quatro mil solicitações, que estão sendo catalogadas e respondidas. Além disso, muitas delas estão sendo levadas ao governo ou transformadas em projetos de lei. Também vamos homenagear personalidades da região. São pessoas que de forma direta ou indireta contribuíram para o desenvolvimento da sua cidade e região. Eu sempre digo que, quando a Assembleia do Paraná presta uma homenagem, é uma homenagem de todos os paranaenses. Então, quero agradecer a todos vocês que vão receber essa homenagem da Assembleia”, disse.  

A vice-prefeita de Telêmaco Borba, Rita Araújo, elogiou a iniciativa do Poder Legislativo. “A importância de trazer a Assembleia Legislativa do Paraná a Telêmaco Borba é muito grande uma honra. Convidamos instituições educacionais, religiosas, ligadas à política, saúde, organizações não governamentais, para trazerem as demandas, para serem ouvidas, para que possam conhecer os deputados que representam o nosso Estado e região”, discursou.

A Assembleia Itinerante já foi realizada em Londrina, Maringá, Paranaguá, Castro, Santo Antônio da Platina, Fazenda Rio Grande, Ponta Grossa, Irati, Dois Vizinhos, Arapongas, Umuarama e Francisco Beltrão.

Principais demandas

As principais demandas recebidas pelo Legislativo envolvem obras de melhoria e investimentos na área da Saúde e Educação. Entre os pedidos estão a implementação de um Centro de Atendimento Especializado destinado a crianças com necessidades especiais; a implantação de Ambulatório de Oncologia; a destinação de recursos para custeio e manutenção dos serviços de Saúde; e a implantação de um ambulatório regional multidisciplinar no município que atenderá Telêmaco Borba e cidades da região.

Também foi solicitada a ampliação da oferta de cursos superiores e de especializações presenciais na área da Educação. Além disso, este os pedidos está a construção de dois colégios estaduais no município; a construção de sede própria para o Centro de Referência Especializado de Assistência Social Samuel Klabin; e a construção de sede própria para o Centro de Referência de Assistência Social Cidade Nova.

As reivindicações foram entregues pela Prefeitura de Telêmaco Borba, pela Associação Comercial e Empresarial de Telêmaco Borba (ACITEL), pela Câmara de Vereadores, pela empresa Klabin e pelo Sindicato Patronal dos Hotéis, Meios de Hospedagem e Gastronomia de Telêmaco Borba e Região.

Representação

Os parlamentares que representam a região participaram da solenidade destacando a importância da Assembleia Itinerante para os municípios. O deputado Anibelli Neto (MDB) recordou que o papel do parlamentar também é estar junto das pessoas. “Gostamos de estar no interior, participando de eventos, participando de atos com as lideranças e pessoas que gostam da vida pública, que têm vontade de conversar com deputado, de conhecer, de trocar uma ideia. É uma oportunidade única para que a sociedade possa, sem sombra de dúvida, colocar suas ideias, dar sugestões e dicas de onde a administração pode investir”, afirmou o parlamentar.

O deputado Arilson Chiorato (PT) lembrou a necessidade da união entre os entes políticos para o desenvolvimento da região. "É um momento de escutar sugestões e críticas, além de encaminhar resoluções para os problemas. É importante defendermos o municipalismo. Um dos nossos focos é defender os municípios, fazendo com que a vida das pessoas melhore. A Assembleia está de parabéns ao ouvir a população de Telêmaco e Campos Gerais, sentindo os problemas de perto", comentou.

A deputada Cantora Mara Lima (Republicanos) parabenizou Telêmaco Borba pelo aniversário e falou de suas contribuições ao município. “A mulher está alcançando o seu espaço, que já é nosso por direito, e hoje eu falo em nome da comissão de Defesa dos Direitos da Mulher. Tive a oportunidade de trazer muitos recursos para esta cidade, uma cidade que eu amo e que merece todo o nosso carinho e respeito”.

O deputado Evandro Araújo (PSD) comentou sobre os resultados da interiorização. “Sempre lembro que foi em uma sessão como esta, em outra região, que recebi a demanda para retirar o ICMS das cooperativas e associações de catadores. Com um diálogo com o governo do Estado, a Secretaria de Fazenda e o governador editaram um decreto beneficiando essas entidades que prestam um grande serviço para a sociedade. É um gol de placa que Assembleia marca quando vem nas regiões para poder ouvir e estar perto da população”, afirmou.

A deputada Flávia Francischini (União) parabenizou as mulheres e destacou a importância da participação feminina em cargos públicos. Ela também frisou a oportunidade de atender a população. "Venho da vereança e como vereadora temos a possibilidade de conversas com as pessoas. Quando entrei na Assembleia, percebemos que ficamos em débito com os eleitores por atendermos 399 municípios. Vejo a Assembleia Itinerante como a possiblidade de estar a aqui conversando e atendendo a todos. Meu gabinete está sempre de portas abertas", disse.

O deputado Luis Corti (PSD) afirmou que o processo de interiorização da Assembleia contribui com os municípios do interior. "Sou devedor dessa cidade. Espero contribuir não só com a cidade, mas também com a região. Parabéns à Assembleia Legislativa e aos 54 deputados que representam o Estado do Paraná".

O deputado Alexandre Amaro (Republicanos) afirmou que um dos trabalhos dos parlamentares é atender a população. “A Assembleia tem feito esse trabalho com objetivo de ver os municípios crescerem. Por isso estamos aqui para atender as necessidades dos municípios. Isso faz com que os prefeitos tenham um fôlego a mais para trabalhar. Contem sempre com todos os deputados que aqui estão. Estamos aqui para servir”, avaliou.

O deputado Tiago Amaral (PSD) ressaltou o importante papel da Assembleia Itinerante para a população. “Nós somos apenas 54 deputados, mas representamos uma população de mais de 11 milhões de habitantes. Um estado que tem muitas divisões e regiões. Um Paraná muito diferente. Só que quando estamos votando leis, essas leis são aplicadas a todos os paranaenses. E essa oportunidade de estar aqui, na ponta, no interior, conversando, trocando ideia, nos dá a oportunidade de conhecer algumas realidades e necessidades para levar à Assembleia”, afirmou.

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) recordou um projeto de Lei aprovado na Assembleia que estabelecia critérios para fixação dos índices de participação dos municípios no produto da arrecadação do ICMS. Segundo o parlamentar, a aprovação beneficiou os municípios da região. "Nós, deputados estaduais, somos sensíveis para tratar dos temas de cada uma das regiões, de resolver os problemas e distribuir a riqueza, gerar renda e desenvolver economicamente o nosso Estado e País. O Brasil precisa de estabilidade para progredir, por isso é muito bom estar aqui com a Assembleia Itinerante”, acrescentou.

O deputado Moacyr Fadel (PSD) reforçou a necessidade da interiorização.  “Estamos prestigiando este evento maravilhoso, trazendo a Assembleia Legislativa mais uma vez para perto do povo, para escutar as demandas, para fazer a participação popular que é o que nos interessa. Levar para Curitiba as demandas e trabalhar por essa população”, disse.

O Presidente da Câmara de Vereadores, Hamilton Aparecido Machado, mais conhecido como Miltinho, também participou da solenidade.

Homenageados

O deputado Alexandre Curi homenageou o empresário e ex-diretor da Klabin, Arthur Canhisares, a prefeita de Imbaú, Dayane Sovinski, o atleta paraolímpico Eric de Oliveira Tobera, a gerente corporativa da Klabin, Maria de Lourdes Araújo, e ex-prefeito de Imbaú, Sidnei Mendes. Ao lado do deputado Moacyr Fadel (PSD), o deputado destacou a trajetória do médico e ex-prefeito de Telêmaco Borba, Eros Danilo Araújo. Com a deputada Flávia Francischini (União), o parlamentar entregou o diploma ao também médico e o prefeito do município Márcio Artur de Matos. A vice-prefeita, Rita Mara de Paula Araújo, também foi homenageada. 

O deputado Alexandre Amaro destacou a história de Francisco Joalmir Pucci, diretor-executivo da Agência da Madeira; do pastor João Maria Rodrigues; da psicóloga, pioneira e fomentadora na área da Educação Superior, Paula Pontara; e de Raul Mario Speltz, que lidera empreendimentos florestais.

O deputado Arilson Chiorato homenageou sindicalista e criador do Movimento Sem Terra (MST), Ariulino Alves Morais; o fundador e primeiro Presidente do PT de Telêmaco Borba, Claudio Luna (in memorian); a voluntária da Pastoral da Criança e do Idoso Ezilda de França; o ex-prefeito de Imbaú, Lauir de Oliveira; e o produtor rural e ex-prefeito do município de Tibagi, Sinval Silva.

A deputada Cantora Mara Lima, destacou a história da assistente social Edneuza Costa Mendes; da empresária Ermesende de Lara Geffer; a presidente da Assembleia de Deus em Telêmaco Borba, Eunice Correa dos Santos; o pastor José Israel do Nascimento; e o também pastor Paulo Cesar Nabarro Kempfer.

O deputado Evandro Araújo homenageou o Asilo São Vicente De Paulo; a Guarda Mirim; os Missionários Redentoristas; o Movimento Familiar Cristão; e a Renovação Carismática Católica do município.

A deputada Flavia Francischini celebrou a trajetória do auxiliar de saúde Geslen Aparecido Alves (in memoriam); do ex-vereador de Telêmaco Borba, Guidimar Arely De Oliveira (in memoriam); e do pastor Ismael da Luz.

Já o deputado Moacyr Fadel entregou diplomas de menção honrosa a ex-vereadora e Presidente da Câmara Municipal de Sapopema, Adriane Maria Gomes Guerreiro da Silva; a ex-prefeita de Ortigueira, Lourdes Banach; e ao empresário e coordenador político Thiago Rafael Chamorra.

O deputado Luiz Claudio Romanelli homenageou a médica Maria Paula Sidor Coraiola; o ex-presidente da Castrolanda, Frans Borg; o ex-vereador de Telêmaco Borba, João Ivanir de Morais (in memoriam); e o ex-prefeito de Sapopema, Paulo Maximiano de Souza.

Por fim, o deputado Luís Corti (PSB) homenageou o ex-vereador de Reserva, Carlos Jorge Hornung, e o cirurgião Antônio Carlos Zattar. 

Confira na íntegra a Sessão Especial: https://www.youtube.com/watch?v=6lzWFTs5Yc0

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação