((Descrição do áudio))
Depois de três dias de muitos debates e intensas articulações nos bastidores, os deputados universitários tiveram nesta quinta-feira (28) a oportunidade de participarem de uma sessão plenária na Assembleia Legislativa do Paraná. A atividade é uma das etapas do projeto Parlamento Universitário, uma iniciativa da Mesa Executiva, por meio da Escola do Legislativo, em parceria com o Partido Democrático Universitário (PDU) da Universidade Federal do Paraná.
No legislativo simulado, o comando dos trabalhos ficou sob a responsabilidade do presidente universitário Luzardo Faria, que experimentou as alegrias e as dificuldades da função.
Sonora
Uma das deputadas universitárias mais atuantes é Bruna Medina. O Parlamento Universitário proporcionou a acadêmica o primeiro contato com o Poder Legislativo e ela afirma que ficou fascinada.
Sonora
Assim como na vida real, os deputados universitários puderam utilizar a tribuna para falar sobre política e apresentar as ideias que defendem. Na primeira sessão do dia estavam em pauta 17 itens. Dois foram retirados da ordem do dia a pedido dos autores e um foi rejeitado pelo plenário. Conforme o trabalho avançou, os acadêmicos foram se acostumando com a rotina da Casa de Leis e perdendo a timidez. Uma experiência única, como ressalta o deputado universitário Luis Machado.
Sonora
O Parlamento Universitário despertou a atenção não apenas dos estudantes, mas também dos pais de alguns deles. Ana Maria Rezende esteve no plenário pela primeira vez para prestigiar a filha, que é uma das acadêmicas participantes.
Sonora
Para o diretor legislativo da Assembleia, Dylliardi Alessi, a satisfação de todos os envolvidos na simulação do parlamento é o melhor resultado que se poderia esperar.
Sonora
Para esta sexta-feira (29) está programada mais uma sessão plenária simulada.
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.