Em sua estreia na tribuna da Alep, Corti agradece apoio e fala dos desafios na função de parlamentar Saúde e infraestrutura dos municípios do interior paranaense são as prioridades do parlamentar, que assumiu o cargo em 9 de janeiro.

08/02/2017 16h50 | por Kharina Guimarães
Deputado Luís Corti (PSC).

Deputado Luís Corti (PSC).Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Deputado Luís Corti (PSC).


Foram muitos os desafios no caminho em busca de um grande objetivo. Chegar à Assembleia Legislativa do Paraná sempre foi um sonho para Luís Raimundo Corti (PSC). “Uma vez soltaram foguetes quando não me elegi e eu pensei que aquelas pessoas estavam erradas, porque elas não tinham a expectativa de se eleger e de chegarem à Assembleia – e eu tinha. Eu sempre carreguei essa esperança dentro de mim, de que chegaria o dia, como hoje, em que eu pudesse falar ao estado do Paraná na condição de deputado”.

Há praticamente um mês no cargo de deputado estadual, Corti tem usado a experiência como ex-vereador e ex-prefeito de São Jorge D’Oeste para conduzir os trabalhos. Esta semana, participou pela primeira vez de uma sessão plenária, discutiu e votou projetos para o Paraná.  Nesta quarta-feira (8), estreou na tribuna para agradecer e falar dos desafios na nova função. “É uma oportunidade para agradecer o incentivo e apoio da minha família, de meu pai, em memória, que me acendeu a luz para que hoje eu pudesse falar aqui nessa Casa de Leis. Agradeço aos 20.495 eleitores do Paraná que me deram a representatividade para aqui poder falar em seus nomes. Agradeço aos suplentes e colegas de partido. Venho aqui com as limitações daqueles que assumem pela vez primeira. Venho aqui com as limitações de quem está com o quadro de saúde indefinido, mas venho com a força e com esperança de poder ajudar a construir um Paraná melhor”.

Uma das áreas prioritárias para Corti é a saúde. A primeira proposta que leva o nome do deputado como coautor é um projeto para aumentar de 12% para 15% o mínimo obrigatório para investimento na área. “Eu acabei lidando muito na vida com aquelas pessoas mais sofridas, aquelas que estão angustiadas porque não conseguem resolver o problema da cirurgia ou de uma vaga em UTI. Então, se o governo colocar mais recursos teremos uma capilaridade maior para atender as demandas”.

Outra demanda considerada importante para o deputado é infraestrutura de qualidade para atender as necessidades dos municípios do interior, com economia essencialmente agrícola. “Eu venho do Sudoeste do Paraná. Conheço algumas coisas que dificultam a vida dos municípios no conjunto das estradas do interior. Fiz o pedido para que sejam aportados recursos na (Secretaria de) Agricultura, que assim terá condições de atender os municípios”.

Histórico – Nascido em São João, Luís Corti é formando em Medicina Veterinária e em Direito. Ficou como quarto suplente nas eleições de 2014 e assumiu a vaga de deputado estadual depois da renúncia de Leonaldo Paranhos, eleito prefeito de Cascavel. O primeiro suplente, o deputado Evandro Araújo (PSC), já ocupava uma vaga no Legislativo e foi efetivado no cargo. Já o segundo e o terceiro suplentes foram eleitos nas eleições do ano passado, como prefeitos. Corti fica como suplente na vaga deixada por Ratinho Júnior, atual secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação