A Comissão de Obras Públicas, Transporte e Comunicação da Assembleia Legislativa, juntamente com a Comissão de Defesa do Consumidor, discutiu nesta terça-feira (10), com representantes da Tim Celular, o panorama da telefonia móvel no Paraná. Membros do Ministério Público do Paraná, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Procon e de entidades ligadas ao setor de telecomunicações também participaram do debate. A empresa afirmou que vem investindo em melhoras do sistema, ao reconhecer também que o cenário ainda não é o ideal.
Para o deputado Marcelo Rangel (PPS), presidente da Comissão de Obras Públicas, Transporte e Comunicação, a discussão foi válida porque permitiu à empresa mostrar o que vem sendo realizado deste a audiência pública promovida pelo Legislativo no ano passado, para apurar o descumprimento de exigências legais envolvendo os serviços de telefonia e para buscar soluções para as reclamações dos clientes. “O objetivo foi saber o que a empresa investiu na melhoria dos serviços. A audiência que esta Casa promoveu em 2011 auxiliou no mapeamento dos problemas e os representantes da empresa confirmaram isso. Importante destacar que a Tim foi a única empresa que se apresentou para discutir o assunto na comissão”.
O deputado Leonaldo Paranhos (PSC), que preside a Comissão de Defesa do Consumidor, também avaliou positivamente a reunião e espera o andamento do Termo de Ajustamente de Conduta (TAC) já firmado para minimizar os prejuízos à população. “Foi uma boa reunião. Agora daremos o devido encaminhamento para este TAC. Lamentamos apenas a vinda de uma só empresa, quando estamos discutindo de maneira mais ampla a situação da telefonia celular”, disse Paranhos.
Também participaram da reunião conjunta os deputados Nereu Moura (PMDB), Ademir Bier (PMDB), Jonas Guimarães (PMDB), Elton Welter (PT), Rose Litro (PSDB), Pedro Lupion (DEM), Adelino Ribeiro (PSL) e Reni Pereira (PSB).