Empresas de Limpeza Deverão Pagar Piso Regional a Funcionários

15/12/2010 20h57 | por Marcelo Lancia
O Projeto de Lei n.° 385/10 que obriga empresas de limpeza e conservação a pagarem mensalmente a seus funcionários o salário mínimo regional em vigor no Estado do Paraná, sejam eles ligados ou não a sindicados, foi aprovado pelos deputados em redação final nesta quarta-feira (15). A proposição segue agora para sanção ou veto do governador Orlando Pessuti.De autoria do deputado Antônio Anibelli (PMDB), o projeto surgiu de uma denúncia de trabalhadores. Eles mostraram ao parlamentar cópias do contracheque em que o salário era abaixo do piso salarial em vigor no Paraná, que varia de R$ 605,52 a R$ 629,65, dependendo da categoria, como determina a Lei n.º 16.099 de 2009.“A luta do trabalhador, por melhor compensação de seus serviços, ainda continua. E o mal-estar que ainda se nota nos meios trabalhistas, não tanto da baixa remuneração, mas da desproporção com a remuneração do trabalhador. Essa lei servirá de estímulo para luta do trabalhador melhorar os salários”, justifica Anibelli.Antes de ser votado em Plenário, o projeto recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que analisa a constitucionalidade e a legalidade das matérias que tramitam na Casa.