Engenheiro fala das normas de segurança adotadas na usina de Itaipu O especialista fez a explanação a convite do deputado Requião Filho (MDB), que defende a formulação de um Plano Estadual de Segurança de Barragens.

15/04/2019 17h51 | por Vanderlei Rebelo
O gerente Dimilson Pinto Coelho fez um relato sobre o monitoramento técnico de hidrelétrica.

O gerente Dimilson Pinto Coelho fez um relato sobre o monitoramento técnico de hidrelétrica.Créditos: Dálie Felberg/Alep.

O gerente Dimilson Pinto Coelho fez um relato sobre o monitoramento técnico de hidrelétrica.

A barragem da Usina Hidrelétrica de Itaipu está em perfeitas condições estruturais e a sua segurança é monitorada permanentemente, através de medidas de manutenção preventiva realizadas pelas equipes técnicas da empresa. A afirmação foi feita nesta segunda-feira (15) na tribuna da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) pelo gerente da Divisão de Engenharia Civil e Arquitetura de Itaipu, Dimilson Pinto Coelho, que fez um relato sobre as normas de segurança em barragens adotadas pela binacional.

Ele esteve na Assembleia a convite do deputado Requião Filho (MDB), em proposição também subscrita pelos deputados Anibelli Neto (MDB), Nelson Justus (DEM) e Plauto Miró (DEM). Requião Filho vai propor, através de projeto de lei, a formulação de um Plano Estadual de Segurança de Barragens, criando normas eficazes a fim de prevenir tragédias como as que ocorreram em Mariana e Brumadinho, municípios de Minas Gerais.

Sensores – Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná e mestre em Desenvolvimento de Tecnologias, Pinto Coelho fez um breve relato sobre as rotinas técnicas adotadas em Itaipu para garantir a segurança da barragem de seu lago. Ele disse que a hidrelétrica faz relatórios periódicos sobre o comportamento estrutural da barragem, sustentados por um monitoramento realizado por 8 mil sensores eletrônicos e 49 mil leituras/ano. Pinto Coelho explicou que as barragens de minérios – como as de Mariana e Brumadinho – têm importantes diferenças técnicas em relação às barragens de hidrelétricas.

Enquanto as primeiras são mais baratas e mais simples – na mineração, o investimento é menor, mas o risco é maior, explicou o engenheiro –, as barragens de água são mais complexas e exigem um investimento muito maior na sua construção e monitoramento. O deputado Requião Filho afirmou que seu projeto deverá adequar ao Estado as diretrizes da Lei Federal nº 12.334, de setembro de 2010, que estabelece a Política Nacional de Segurança de Barragens e o Sistema Nacional de Informações sobre Segurança nas Barragens.

 

 

 

Ouça o Podcast relacionado



Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação