Entidade alerta para retrocessos de Medida Provisória que trata da aprendizagem profissional

04/07/2022 18h33 | por Cláudia Ribeiro
Podcast O coordenador do Fórum de Aprendizagem do Paraná, Gilberto Munhoz, utilizou o horário do Grande Expediente para falar sobre a MP que institui o Programa do Governo Federal Emprega + Mulheres e Jovens.

O coordenador do Fórum de Aprendizagem do Paraná, Gilberto Munhoz, utilizou o horário do Grande Expediente para falar sobre a MP que institui o Programa do Governo Federal Emprega + Mulheres e Jovens.Créditos: Dálie Felberg/Alep

O coordenador do Fórum de Aprendizagem do Paraná, Gilberto Munhoz, utilizou o horário do Grande Expediente para falar sobre a MP que institui o Programa do Governo Federal Emprega + Mulheres e Jovens.

A Medida Provisória que institui o Programa do Governo Federal Emprega + Mulheres e Jovens tem o objetivo de promover a inserção e a manutenção das mulheres e jovens no mercado de trabalho. Porém, especialistas e o próprio Tribunal Regional do Trabalho temem a retirada de direitos, em especial, com relação aos jovens vulneráveis, que podem ter menos vagas no mercado de trabalho em programas de jovens aprendizes. Entre os grupos, estão integrantes do Fórum Estadual de Aprendizagem. Eles estiveram na Assembleia Legislativa do Paraná para participar do horário do Grande Expediente desta segunda-feira (4), pedindo apoio dos deputados. De acordo com o coordenador do Fórum, Gilberto Munhoz, a MP 1116 retira direitos e representa um retrocesso para a Lei da Aprendizagem, já que propõe uma série de alterações. O grupo acompanha as tratativas em Brasília com apreensão.

(Sonora)

O representante do Fórum também alegou que a MP estende o prazo dos contratos, dificultando a fiscalização dos órgãos. Ele diz que o grupo não é contrário à Medida, apenas contra alguns artigos, que não passaram por discussões com a sociedade. Mas se diz otimista com o empenho dos parlamentares em barrar o que chamou de retrocesso.

(Sonora)

 

O Fórum da Aprendizagem conta com integrantes da sociedade, de órgãos públicos e de entidades que trabalham com a formação de adolescentes e jovens aprendizes,

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação