Entidades e lideranças confirmam participação em audiência sobre o leite Evento será dia 10, na Assembleia Legislativa do Paraná.

06/10/2023 17h28 | por Assessoria Parlamentar
Reichembach é o coordenador da Frente Parlamentar de Apoio à Cadeia Produtiva do Leite no Estado do Paraná.

Reichembach é o coordenador da Frente Parlamentar de Apoio à Cadeia Produtiva do Leite no Estado do Paraná.Créditos: Valdir Amaral/Alep

Reichembach é o coordenador da Frente Parlamentar de Apoio à Cadeia Produtiva do Leite no Estado do Paraná.

É esperada uma grande movimentação de entidades ligadas a Cadeia Produtiva do Leite na audiência pública marcada para o próximo dia 10 de outubro, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná. O evento é intitulado “Crise do Leite: em defesa dos produtores” é organizado pela Frente Parlamentar de Apoio à Cadeia Produtiva do Leite, coordenada pelo deputado Wilmar Reichembach (PSD).

Já estão confirmadas as presenças de representantes do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário), da FAEP (Federação da Agricultura do Estado do Paraná), do secretário estadual da Agricultura Norberto Ortigara, da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), da Ocepar (Organização das Cooperativas do Estado do Paraná), produtores e representantes de associações e laticínios. Participam também da organização, os deputados Anibelli Neto (presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento Rural) e Luciana Rafagnin (líder do Bloco da Agricultura Familiar), além de outros parlamentares ligados à causa do leite.

De acordo com Reichembach, a intenção é “continuar cobrando ações do governo, especialmente do governo federal, para que contornem a crise vivida pelos produtores o mais rápido possível”. Outro ponto a ser debatido, além das preocupações com a reidratação do leite em pó, é o pedido de prorrogação dos financiamentos obtidos pelos produtores rurais junto às instituições financeiras. “O momento é grave. Temos que encontrar um equilíbrio e estamos unidos porque é uma causa de todos”, complementa o deputado.

A crise

A queda do preço do leite pago aos produtores, os custos elevados de produção e, principalmente, a importação de leite em pó são alguns fatores que desencadearam a crise do leite no país. O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de leite, com mais de 34 bilhões de litros por ano, com produção em 98% dos municípios brasileiros, tendo a predominância de pequenas e médias propriedades. O Paraná é o segundo maior produtor de leite do Brasil, com mais de 4 bilhões de litros e representa a cadeia produtiva mais importante para os agricultores familiares do estado.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação