SESA comemora números da vacinação contra Covid e retomada de cirurgias eletivas

26/10/2022 14h58 | por Cláudia Ribeiro
Podcast Secretaria de Estado da Saúde realizada prestação de contas na Assembleia Legislativa do Paraná.

Secretaria de Estado da Saúde realizada prestação de contas na Assembleia Legislativa do Paraná.Créditos: Dálie Felberg/Alep

Secretaria de Estado da Saúde realizada prestação de contas na Assembleia Legislativa do Paraná.

A apresentação dos dados relativos ao cumprimento das metas fiscais do segundo quadrimestre de 2022 pela equipe da Secretaria Estadual da Saúde (SESA), à Comissão de Saúde Pública da Assembleia Legislativa do Paraná foi na manhã desta quarta-feira (26).  O destaque ficou por conta do expressivo número de doses aplicadas na população do estado das vacinas contra a covid-19. Das quase trinta milhões de doses recebidas, foram aplicadas mais de 27 milhões. Incluindo o calendário vacinal completo, com mais de 90% dos paranaenses acima de 29 anos totalmente imunizados. Para o diretor-geral da SESA, Nestor Werner Júnior, a população entendeu o recado e o resultado se traduz na queda dos números da doença e de internações e mortes.

(Sonora)

As cirurgias eletivas ficaram represadas no período mais crítico da pandemia. Agora, a equipe da SESA avalia que, apesar da alta de custos nos insumos para se ampliar os procedimentos e chegar ao patamar do que ocorria anteriormente, que era de 13.586 por mês, em média, apenas ter recursos não é suficiente. É preciso que os hospitais tenham capacidade de ampliação.  Mesmo assim, Nestor Werner Júnior, disse aos deputados que compõem o grupo que os números que caíram para 6.850 cirurgias realizadas em 2020 e 6.722, em 2021, até julho de 2022, estão em 12.300.  Uma recuperação satisfatória, mesmo que não tenha se recuperado a demanda passiva.

 (Sonora)

Para o presidente do grupo, o deputado Doutor Batista (União), os governos federal e estadual precisam dar uma resposta efetiva à população que aguarda na fila por uma cirurgia.

(Sonora)

A meta de aplicação constitucional dos 12% na saúde deve ser atingida e até ultrapassada até o fim do ano, garantiu o diretor-geral da SESA. Até agora, foram empenhados 9,84% na aplicação dos recursos.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação