Escola do Legislativo divulga relação dos participantes da 5ª edição do Parlamento Universitário Serão 76 deputadas e deputados universitários, entre titulares e suplentes, de 18 cursos e 14 instituições de ensino superior.

04/07/2023 11h39 | por Jaime S. Martins

Créditos: Arte: Escola do Legislativo

Seguindo o cronograma, a Escola do Legislativo, da Assembleia Legislativa do Paraná, divulgou, nesta terça-feira (04), a relação dos participantes da 5ª edição do Parlamento Universitário.

Serão 76 deputadas e deputados universitários, entre titulares e suplentes, de 18 cursos e 14 instituições de ensino superior do Paraná. Também será escolhido, entre os participantes, o governador universitário. Entre os finalistas, 53,95% são homens e 46,05% mulheres.

A simulação do parlamento será realizada entre os dias 20 e 28 de julho, na Assembleia Legislativa, em Curitiba. Quando os participantes terão a oportunidade de vivenciar o dia a dia das atividades de uma deputada e um deputado estadual, com a apresentação de projetos de lei, eleição da Mesa Diretora e dos presidentes das Comissões, além dos debates e votação das proposições em plenário.

Para o diretor Legislativo da Assembleia e diretor da Escola do Legislativo, Dylliardi Alessi, essa é uma grande oportunidade para que os participantes se envolvam mais com a política e, acima de tudo, conheçam mais sobre a atividade dos deputados e todo o processo legislativo.

“Os participantes foram escolhidos pelas instituições, que fizeram um processo interno para essa seleção. A quantidade de vaga disponível para cada uma foi feita através de dois quesitos, o número de inscritos por instituição e o total de participantes no treinamento”, explicou. “Agora iremos para a fase de protocolo das proposições e depois a parte prática, que é quando eles serão empossados deputadas e deputados universitários e poderão ver na prática como funciona todo o processo legislativo”, completou.

Segundo o cronograma do Parlamento Universitário, os participantes têm até o dia 13 de julho para protocolar os projetos que serão analisados durante o programa. “Proposições protocoladas fora desse prazo, serão desconsideradas”, alertou Dylliardi.

Nesta edição, a primeira realizada após a pandemia da covid-19, foram 515 inscritos, das 14 Instituições de Ensino Superior (IES) participantes. Neste ano, 52,82% dos inscritos são mulheres (272), com 243 inscrições de estudantes homens (47,18%).

Estarão representadas no PU 2023 as seguintes instituições: Universidade Federal do Paraná (UFPR), Pontifícia Universidade Católica (PUC-PR), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Unicuritiba, Unibrasil, Uninter, Estácio, Escola Paranaense de Direito, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Faculdade Pan-Americana de Administração e Direito (FAPAD), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Os participantes são dos mais variados cursos, são 18 ao todo: Relações Públicas, Direito, Ciências Econômicas, Relações Internacionais, Ciências Biológicas, Ciências Políticas, Tecnologia da Gestão de Partido Políticos, Administração Pública, Ciências Sociais, Engenharia Civil, Medicina Veterinária, Ciências Contábeis, Letras, Filosofia, Medicina, Engenharia Agrícola, Arquitetura e Agronomia.

Programação

Na manhã do dia 20 de julho, será realizada a recepção dos participantes, momento em que poderão tirar algumas dúvidas sobre o Parlamento Universitário.

A posse dos deputados universitários está marcada para o mesmo dia, na parte da tarde. Na sequência, será realizada a eleição da Mesa Diretora e do governador universitário.

Na sexta-feira, dia 21, serão definidas as presidências das comissões, entre elas a Comissão de Constituição e Justiça, e os relatores das proposições.

Participantes

Unicuritiba - Graziela de Araújo Modesto, Isabela Vendramel Stueber, Letícia da Cruz Coradim, Lucas Gabriel Pereira Romanow, Luís Gustavo Sezerban Lançoni, Luiz Guilherme Dias Sucla, Luiz Rogério Kravicz Calçado, Marcelo Antonio Lopes, Matheus Oliva, Sérgio Robassa Batista, Victor Eduardo Buffon da Silva.

Suplentes - Ana Carolina de Abreu, Anna Clara Oliva, Mariane Silverio.

 

Unibrasil - Araldo Jansson Filho, Brinssan Juliana Dutra, Douglas Henrique Vieira Santos, Eros Henrique Candido, Maria Eduarda Ribeiro, Milena Luiza Pereira.

Suplentes - Lethicia Antonelo, Naislan Celeste Pires do Nascimento.

 

Unioeste - Alexia Lilian Siqueira Pilotto, Camila Albuquerque Videira, Camila Rodrigues Wohlmuth, Enzo Lucas Tavares Rodrigues Araújo, Harthur Angelo Kulkamp, Jeferson Hugo de Oliveira.

Suplentes - Christopher Matheus Lemke, Cristhian William David.

 

UEPG - Alexandre Yanagui Abu-Jamra Ferreira Paulo, André Moro Conck, João Felipe Train de Lima, Natália Jacoski, Pedro Mainardes.

Suplentes - Gabriel Moreira Ubaldo, Lauro Chanca Neto, Vinicius Sanga Skowronski.

 

UEL - Camila Sanobria Felix, Francielle Franco Domingues, Gabriel Luiz dos Reis Silva Canhim, Luzia Vieira Guimarães, Matheus Felipe Aguiar Barbosa.

Suplentes - André Gustavo Lopes Silva, Daniel Bosso.

 

PUC-PR - Érica Louise da Cruz Mello, Henrique Prochmann Urban, Júlia Rosa Couto Coelho, Kevin Insaurrade de Bourbon.

Suplente - Francisco Viscardi.

 

Uninter - Gracielle Bilek Mendes, Luiz Fernando Simão, Thais Vogel, William Ferreira.

Suplentes - Izabele Vitoria Santos, Maria Francisca Marcondes.

 

UFPR - Alexia Caroline Gonçalves de Assis, Cleiton da Silva dos Santos, Lainny Dacoregio Squizatto, Vanuza de Souza Silva.

Suplente - Lucas André Stadykoski.

 

Estácio - Ariane Sara Zago da Cruz, Juliane dos Santos.

Suplente - Daniel Nunes de Lucena.

 

Escola Paranaense de Direito - Diogo de Godoi Wandembruck, Soliane Simon.

Suplente - Jeniffer Alves dos Santos.

 

Faculdade Pan-americana - Jean Marcel Gama, Michele Lorelei Martins.

Suplente - Cesar Bispo Silva.

 

UTFPR - Mateus Pizzatto Fagundes.

Suplente - Lívia Maria Félix Fontinelli Pires.

 

UENP - Arthur Rafael Flores Perole.

Suplente - Beatriz Santos Barros.

 

UFFS - Pedro Wilson Lopes Amorim.

Suplente - Amanda Aparecida Pretto.

Serão 76 deputadas e deputados universitários, entre titulares e suplentes, de 18 cursos e 14 instituições de ensino superior.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação