O programa “Espaço da Cidadania” desta semana debate a aplicação de medidas socioeducativas a adolescentes infratores. O jornalista Luiz Ribeiro entrevista a procuradora de justiça do Ministério Público do Paraná Mônica Louise de Azevedo, que tem 12 anos de experiência a frente de uma Promotoria da Infância e Juventude.
Desde a prestação de serviço à comunidade até a privação de liberdade com internação em instituição própria, todas as medidas a que estão sujeitos os adolescentes que comentem algum ato infracional estão previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente. De acordo com a procuradora, o Paraná conta com um sistema socioeducativo eficiente para o atendimento dos jovens.
Mônica reforçou a importância de implementar políticas públicas voltadas a valorização dos adolescentes e, consequente, prevenção a prática de delitos.
Sonora
O debate sobre o tema tem papel fundamental em acabar com o mito de que adolescentes não são responsabilizados por seus atos. Em alguns casos, os jovens podem ser acompanhados por equipes especializadas até os 21 anos de idade. O programa “Espaço da Cidadania” vai ao ar nesta sexta-feira (09), as 21h30, pela TV Assembleia, no canal 16 da NET. A entrevista também pode ser assistida pelo site da Assembleia, www.alep.pr.gov.br.
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.