Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

"Espaço da Cidadania" recebe a promotora Elaine Gonçalves, do Núcleo de Apoio às Vítimas de Estupro

Programa da TV Assembleia vai ao ar às 21h30 desta sexta-feira (22) e tem reprise no domingo (24), às 13 horas, com apresentação da jornalista Simone Giacometti.



A promotora de Justiça Elaine Munhoz Gonçalves é a entrevistada do programa “Espaço da Cidadania” dessa semana. Elaine vai falar sobre o Núcleo de Apoio às Vítimas de Estupro – NAVES, um serviço do Ministério Público do Paraná que presta suporte psicológico, dá orientação jurídica e tenta conscientizar a sociedade sobre a necessidade de denunciar os autores de estupros.

Segundo a promotora, o silêncio das vítimas é muito preocupante já que muitas mulheres ainda não denunciam as violências a que são submetidas. Segundo ela, só na capital paranaense, a cada três dias, uma mulher é estuprada. “Estamos aqui para dizer que essas mulheres não estão sozinhas, que o Ministério Público do Paraná quer ajudá-las”, ressalta. O programa Espaço da Cidadania, apresentado pela jornalista Simone Giacometti, vai ao ar nesta sexta-feira (22), às 21h30, com reprise no domingo (24), às 13 horas, pela TV Assembleia.

NAVES – O núcleo do MP-PR destina-se a atender vítimas de estupro em Curitiba. Ele faz o acompanhamento das investigações e das medidas cautelares relacionadas a crimes de estupro, oferecendo a denúncia para maior rapidez nos processos e na responsabilização dos autores. O serviço é gratuito, sigiloso e conta também com apoio psicológico. As vítimas de estupro deverão ser encaminhadas ao NAVES pelos demais órgãos que formam a rede de apoio, hospitais, polícia, Instituto Médico-Legal. Poderão também entrar em contato diretamente com o NAVES pelo telefone 3250-4022. Os atendimentos também podem ser feitos na sede do núcleo, na Rua Tibagi, 779, 8.º andar.

Espaço da Cidadania – O programa foi idealizado para aumentar a integração entre sociedade e Poder Público, abrindo o horário da programação para que representantes do Executivo, do Legislativo e do Judiciário esclareçam de forma objetiva e didática as possíveis maneiras de ampliar a atuação da população junto às instâncias do poder. Ele se ajusta às diretrizes da Mesa Executiva da Assembleia Legislativa, que tem investido em parcerias com instituições de todos os Poderes, sobretudo em projetos voltados à promoção da cidadania. A TV Assembleia pode ser acompanhada pelo canal 16 da Net e no próprio site da Alep.

 

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação