O projeto de lei encaminho à Assembleia pelo Governo, que atende a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público do Paraná, e que prevê que recursos de fundos como por exemplo, os de Políticas Sobre Drogas e do Meio Ambiente, entre outros, sejam aplicados somente nesses setores, foi aprovado na sessão desta quarta-feira (17) pelos deputados, em segunda discussão. Ainda de acordo com o TAC, só uma exceção na aplicação dos recursos: que os valores excedentes destes fundos podem ser repassados ao FIA (Fundo da Infância e Adolescência). O presidente Ademar Traiano (PSDB) pediu dispensa de redação final para que ele vá diretamente à sanção do governador Beto Richa (PSDB). Traiano lembrou que, com a aprovação da proposta, os fundos devem ser desvinculados do Tesouro Estadual e cada setor deve administrar os seus próprios recursos e usá-los para despesas da gestão.
(Sonora)
Em redação final, os parlamentares aprovaram o projeto que insere no Calendário Oficial de Eventos do Paraná, o Dia do Médico Veterinário, a ser comemorado sempre no dia 9 de setembro, dos deputados Felipe Francischini (SD), Anibelli Neto (PMDB) e Luiz Cortti (PSC).
Outro evento que entra para o Calendário de Eventos do Estado e que foi aprovado em terceira discussão nesta quarta pelos deputados, é a Caminhada Peregrina Caminho da Terra do Sol, um percurso de mais de 100 km entre os municípios de Cascavel e Boa Vista da Aparecida, do deputado Nereu Moura (PMDB).
Também em terceiro turno passaram o projeto da deputada Claudia Pereira (PSC), que cria a Região Turística Roteiros da Comcam (Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão) e o do deputado Schiavinato (PP), instituindo a Semana Estadual de Prevenção e Combate à Osteoporose, a ser realizada na terceira semana do mês de outubro.
Já a proposta que institui a Semana de Conscientização, Orientação e Prevenção da Síndrome de Guillain-Barré, do deputado Evandro Júnior (PSDB), passou em segunda votação. A ideia é promover ações de orientação e para prevenção da doença, que afeta o sistema nervoso e que é autoimune, todos os anos na segunda semana do mês de novembro.
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.