Estagiários da Câmara Americana do Comércio visitam a Assembleia

15/05/2013 15h49 | por Assessoria de Comunicação da Presidência

Presidente da Assembleia, deputado Valdir Rossoni (PSDB), e secretária de Administração e Previdência, Dinorah Nogara.Créditos: Nani Gois (Alep / crédito obrigatório)

Quatro novos estagiários da Câmara Americana de Comércio (Amcham) visitaram a sede do Poder Legislativo estadual nesta quarta-feira (15). Os estudantes, das áreas de Direito, Administração e Relações Internacionais, acompanhados do deputado Pedro Lupion (DEM), puderam conhecer um pouco da rotina parlamentar e do Legislativo, o que, segundo eles, é fundamental para o trabalho que irão desenvolver na instituição.

Gustavo Blum, analista pleno de Relações Institucionais da Amcham, ressaltou a relevância da visita. “É importante para verificarmos como a legislação aprovada e o processo político afetam nossas empresas e, também, como as atividades econômicas são afetadas”, falou.

Blum afirmou que a transparência do Poder Legislativo paranaense tem sido fundamental para facilitar o trabalho da Amcham nesse acompanhamento. “Fazemos um acompanhamento constante das atividades da Assembleia e temos sentido a diferença da gestão, com um acesso bem fácil, principalmente via internet. A transparência é relevante para nós e para todos os poderes.”

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni (PSDB), que recebeu o grupo de estudantes – Alan Barcelos, Ana Carolina Bueno Pina, Cássia Carolina Gomes e Mariana Leandro Pereira – disse que as vistas de jovens à Assembleia e a participação deles no processo político e de fiscalização são essenciais no processo democrático. “Estamos num amplo processo de reorganização administrativa e a participação popular tem sido fundamental para seguirmos firmes nesse propósito. A transparência ajuda a gente, pois a fiscalização da população e da imprensa tem sido constante e colaborado para o nosso trabalho”, afirmou.

Amcham
– A Amcham Brasil, ou Câmara Americana de Comércio, é uma organização não governamental que reúne cerca de 5.000 sócios entre pequenas, médias e grandes empresas no país. Tem como missão servir seus associados influenciando construtivamente políticas públicas no Brasil e nos Estados Unidos, promovendo o comércio, o investimento e a cidadania empresarial. Foi criada em 1919 e hoje é a segunda maior câmara americana de comércio do mundo e a maior fora dos Estados Unidos. Está presente em 13 cidades brasileiras. Em Curitiba, foi instalada em 2000, e é a maior associação multisetorial do Paraná, congregando 415 empresas.