Iniciar a gestão com planejamento é o primeiro passo para qualquer administração. Pensando nisso, no que diz respeito a investimentos, é que a Escola do Legislativo promove nesta quinta-feira (24) durante todo o dia, um Workshop sobre o tema com ênfase para as Parcerias Público-provadas (PPPs). O evento acontece no Auditório Legislativo e a abertura foi feita pelo presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), que falou sobre a importância da Casa ter uma Escola para discutir temas dos mais variados e com uma equipe formada por servidores, que auxiliam na capacitação de outros servidores, da sociedade e dos gestores.
(Sobe som)
Gustavo Gusmão, da consultoria Ernest Young, destacou que conhecer melhor os mecanismos de planejamento com investimentos públicos e privados e enxergar de que forma eles podem ser aplicados para que sejam viabilizados, é o primeiro passo para iniciar uma nova gestão pública, no caso dos prefeitos eleitos e reeleitos para os próximos quatro anos. Ele contextualizou o que são as PPs, as concessões, de onde surgem, dando um panorama do que elas representam. Depois falou sobre as possibilidades de sucesso (ou fracasso) nesse tipo de parceira, orientando sobre como elaborar e estruturar os projetos no setor público. Além disso, deu dicas para a viabilização de bons projetos junto às instituições financiadoras, como BNDES e BID, com foco nas PPs municipais.
(Sobe som)
Gusmão avaliou a iniciativa da ALEP como positiva, já que o momento é oportuno e uma concessão bem planejada, a longo prazo, é um legado na gestão pública. Opinião compartilhada pelo diretor legislativo da Assembleia e diretor da Escola do Legislativo, Dylliardi Alessi. Para ele, os gestores vão precisar mesmo usar a criatividade para administrar os municípios em tempo de crise econômica.
(Sonora)
O prefeito de Cianorte, no Noroeste do Paraná, Claudemir Romero Bongiorno, foi reeleito para o segundo mandato. Ele conta que ainda não tem experiência nesse tipo de parceria no município. E participa das palestras justamente porque tem interesse em firmar. Por isso, acredita que o Workshop vai ser importante para que esse direcionamento.
(Sonora)
Diversos assessores jurídicos de prefeituras, secretários municipais e prefeitos participaram do Workshop.
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.