Estudantes refugiadas da Ucrânia visitam a Assembleia Legislativa

06/07/2016 16h23 | por Jaime S. Martins
Presidente Ademar Traiano (PSDB) recebe o Vice presidente da UEB, Oscar Palmquist e refugiadas ucranianas.

Presidente Ademar Traiano (PSDB) recebe o Vice presidente da UEB, Oscar Palmquist e refugiadas ucranianas.Créditos: Bruno Zotto

Presidente Ademar Traiano (PSDB) recebe o Vice presidente da UEB, Oscar Palmquist e refugiadas ucranianas.

A guerra civil no Leste da Ucrânia por alguns dias ficará distante na mente de duas estudantes daquele país que estão em visita ao Brasil. Mariia Chestyna e Valeriia Havrylenko já passaram por Foz do Iguaçu e nesta quarta-feira (6) puderam conhecer a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), onde foram recepcionadas pelo presidente Ademar Traiano (PSDB) e pelo deputado Péricles de Mello (PT), que é secretário do Conselho Parlamentar pela Cultura da Paz (ConPaz).
A visita delas fez parte de uma campanha promovida pela União dos Escoteiros do Brasil (UEB). A campanha Escoteiros pela Ucrânia existe há dois anos e realiza um trabalho de arrecadação de recursos para a aquisição de material escolar destinado aos estudantes ucranianos, que em razão da guerra civil, precisaram se refugiar, com seus familiares, em outros locais do país.
A ação, segundo o vice-presidente nacional da UEB, Oscar Palmquist, já alcançou 855 crianças refugiadas de nove cidades ucranianas. Além de possibilitar que esses jovens continuem estudando, a campanha também propicia momentos de confraternização e integração junto às novas comunidades, onde essas famílias se refugiaram.
Entre os mais de oitocentos estudantes, foi realizado um concurso de redação com o tema “Paz”. As duas estudantes foram as vencedoras e como prêmio ganharam a viagem ao Brasil. “São meninas brilhantes que praticamente não tem mais os seus lares, brinquedos, roupas, e vieram para o Brasil trazer uma mensagem de paz e esperança, não só de agradecimento aos escoteiros do Brasil”, disse Oscar, durante a sessão plenária.
Acompanharam as estudantes na visita à Alep, o cônsul honorário da Ucrânia, Mariano Czaikowski; o presidente da Representação Central Ucraniano-Brasileira, Vitório Sorotiuk; e o diretor da empresa Dniprógold, Sérgio Maciura.
As estudantes visitarão ainda a cidade do Rio de Janeiro e Aracruz, no Espírito Santo, onde participarão da 14ª Aventura Nacional Sênior, um evento de diversão e amizade para jovens entre 15 e 17 anos, promovido pela UEB.

 

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação