Estudantes vencedores de concurso de redação são premiados na Assembleia

13/12/2016 18h20 | por Claudia Ribeiro
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(descrição do áudio))

Os textos estão em exposição no Espaço Cultural da Assembleia, onde mereciam mesmo estar, afinal os autores (todos estudantes de escolas estaduais de Curitiba) fizeram as melhores redações produzidas durante o 1º e inédito concurso de redação promovido pela Assembleia Legislativa, em parceria com o projeto Eureka e o Grupo Educacional Uninter. E no começo da sessão plenária desta terça-feira (13)   os estudantes,  que ficaram entre os  trinta melhores num universo de  50 mil alunos do ensino médio e técnico das escolas públicas de Curitiba de 132 escolas estaduais da capital, receberam certificados e foram homenageados pelos deputados. Em seguida, aproveitaram para visitar a exposição. O tema foi bem com a cara dos que caem no Enem: “Como o cidadão pode participar de maneira efetiva das discussões e da elaboração de projetos de lei na Assembleia Legislativa do Paraná?''.  O presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB) era só orgulho do resultado do trabalho, que teve, entre os objetivos, aproximar os jovens do Poder Legislativo.

(Sonora)

O concurso aconteceu no mês de agosto. Diversas turmas fizeram as redações em plenário, enquanto os alunos escreviam nas próprias escolas e fez parte do projeto “Assembleia no Enem”, que incluiu aulas com conteúdos do Exame Nacional do Ensino Médio, pela TV Assembleia e pelo site da Alep em 2015 e 2016.

 O coordenador do Projeto Eureka, professor Marlus Geronasso diz que ficou emocionado ao ver o trabalho dos  estudantes sendo reconhecido e, principalmente, porque a cidadania e a participação social na política foi   discutida por jovens.

(Sonora)  

Para corrigir as 50 mil redações, professores voluntários da Uninter fizeram um mutirão. Foram fins de semana de muito trabalho.  Os estudantes consideram a redação a “pedra-no-sapato” na hora de fazer a prova do Enem. Mas no concurso promovido na Assembleia, os estudantes vencedores conseguiram argumentar e  estruturar  bem a dissertação.

  Um exemplo foi a Camila Pereira, do Colégio da Polícia Militar do Paraná, que ficou entre as três primeiras colocadas. Ela leu a redação na Tribuna do plenário:

(Sobe som)

Camila já sabe o quer  fazer no futuro.

(Sonora)

Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.  

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