Evento marca encerramento da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

28/08/2012 18h34 | por Sandra C. Pacheco
Grupo “Affinitas Banda Show”, composto por alunos da APAE de Ponta Grossa, se apresenta no Espaço Cultural da Casa.

Grupo “Affinitas Banda Show”, composto por alunos da APAE de Ponta Grossa, se apresenta no Espaço Cultural da Casa.Créditos: Nani Gois/Alep

Grupo “Affinitas Banda Show”, composto por alunos da APAE de Ponta Grossa, se apresenta no Espaço Cultural da Casa.
Marcando o encerramento da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, comemorada no período de 21 a 28 de agosto, a Assembleia Legislativa recebeu na tarde desta terça-feira (28) o grupo “Affinitas Banda Show”, composto por alunos da APAE de Ponta Grossa, que se apresentou no Espaço Cultural da Casa para os deputados e servidores do Poder.

Durante a sessão plenária, atendendo requerimento apresentado pelo deputado Professor Lemos (PT), a presidente da Federação das APAES do Paraná – FEAPAES, Neuza Soares de Sá, fez um rápido balanço das atividades desenvolvidas pela associação ao longo deste ano, com o auxílio de um audiovisual, e falou sobre a importância da Semana, instituída em 1964, para a defesa dos direitos da pessoa com deficiência. Sob o tema “Em busca de igualdade, estamos aqui”, várias atividades foram desenvolvidas em onze estados, entre eles o Paraná, com o objetivo de sensibilizar a sociedade para o reconhecimento das diferenças sem que isso produza a desigualdade.

Ela aproveitou a ocasião para pedir o apoio dos deputados ao movimento que pretende evitar a exclusão da educação especial do Plano Nacional de Educação (PNE), em exame no Congresso Nacional. E reivindicou mais atenção para as áreas de saúde, esportes, assistência social, lazer, cultura e justiça voltadas para as pessoas com necessidades especiais. Segundo Neuza, com 399 municípios, o Paraná possui apenas 21 Conselhos Municipais dos Direitos da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, o que pode ilustrar o tamanho dos desafios enfrentados por pais e amigos dos deficientes na luta por oportunidades de inclusão.

Citou a questão da moradia, que pode ser resolvida com a oferta de casas-lares para abrigar pessoas com deficiência quando estas se tornam idosas, por exemplo. E lamentou o ainda difícil acesso ao mercado de trabalho: somente 0,7% da grande massa de trabalhadores do Brasil é constituída por deficientes, o que representa pouco mais de 16 mil pessoas em todo o país.

Menção honrosa – Também durante a sessão plenária desta terça-feira, por iniciativa do deputado Teruo Kato (PMDB), foi homenageado com menção honrosa o grupo de danças do Centro de Atendimento Especial à Criança e ao Adolescente de Paranavaí – Cecap.

Os estudantes do grupo têm participado de festivais, campeonatos e torneios realizados naquela cidade da região Noroeste, em outros municípios, fora do estado e inclusive fora do país. Na Argentina conquistaram recentemente o 1º lugar no XVII Festival de Danças do Mercosul. A Oficina de Artes da instituição, por dois anos consecutivos, teve um filme de curta-metragem selecionado pelo Festival Nacional de Cinema, organizado pela Fundação Cultural, trabalho artesanal produzido pelo instrutor e artista Henrique Moura e seus alunos. Teruo e o presidente da Mesa Executiva, deputado Valdir Rossoni (PSDB), entregaram um diploma à diretora do Cecap, Líria Inês Balestieri, em reconhecimento pelo trabalho desenvolvido.

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação