Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Evento na Assembleia marcará a passagem do "Dia Estadual do Celíaco"

O “I Dia Estadual do Celíaco” será comemorado na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) na próxima sexta-feira (20), conforme proposição da deputada Claudia Pereira (PSC), também autora do projeto de lei que, convertido na Lei estadual nº 18.705/2015, consagrou a data de 20 de maio no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná. Um evento marcado para às 9 horas, no Plenarinho da Alep, marcará a passagem da data, com palestras que objetivam trazer mais esclarecimentos sobre a doença celíaca e sobre como seus portadores podem ter uma vida com mais qualidade.
Participam do encontro, como palestrantes, o médico gastroenterologista Paulo Roberto Costa Claro; o diretor do Centro Estadual de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde, Paulo Santana; e Denise Madi Carreiro, nutricionista funcional, docente e autora de diversos livros.
Doença Celíaca– A doença celíaca é a intolerância permanente ao glúten, que ocorre em pessoas com predisposição genética. Os portadores da doença não podem ingerir alimentos que contenham glúten – proteína presente no trigo, aveia, cevada e centeio – durante toda a vida. Geralmente ela se manifesta na infância, podendo aparecer na fase adulta. Os sintomas podem variar de um indivíduo para outro. Há, inclusive, casos em que os sintomas não estão presentes, o que dificulta muito o diagnóstico. Por isso é fundamental buscar formas de contribuir com esclarecimentos sobre a doença e as formas para se alcançar uma melhor qualidade de vida.

 

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação