O ex-ministro da Saúde no Governo Sarney, Luiz Carlos Borges da Silveira, lança o livro “30 Anos da Nova República” nesta segunda-feira (21) no Espaço Cultural da Assembleia Legislativa. A publicação relata o período que começa no fim da ditadura militar e a eleição do primeiro presidente civil (Tancredo Neves, pelo Colégio Eleitoral) em 1985, até o impeachment da presidente Dilma Roussef (PT). Borges da Silveira diz que não poderia terminar o livro sem esse fato histórico recente na história do Brasil.
(Sonora)
Borges da Silveira conta que o que o motivou a escrever o livro foi a Operação lava Jato. E que, com a obra, pretende fazer uma provocação à sociedade para que pressione os parlamentares a votarem a reforma politica e a mudança nas regras para a indicação de membros para órgãos como Tribunal de Contas e Tribunal de Justiça, para assim, segundo ele, dar mais credibilidade às instituições.
(Sonora)
Ele lembra que os governos que registra no livro tiveram avanços relevantes e fatos muito positivos, como a convocação da Assembleia Nacional Constituinte, reformulação de políticas públicas, combate à inflação, reequilíbrio da economia e estabilização da moeda, principalmente com o sucesso do Plano Real. O livro contextualiza os acontecimentos que marcaram a vida brasileira nas últimas três décadas.
Para o autor, o trabalho pode contribuir para que os brasileiros reconquistem a vontade de participar politicamente das decisões dos governantes.
(Sonora)
"30 Anos da Nova República" baseia-se em registros oficiais, notícias, entrevistas e observações pessoais de Borges da Silveira, que teve intensa participação política, já que foi deputado federal por três mandatos (inclusive constituinte) e ministro da Saúde, além de ampla atuação partidária.
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.