E essas ações acontecem também na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Na próxima segunda-feira (8), em uma iniciativa inédita, serão disponibilizados aparelhos para exames que medem a acuidade visual. O equipamento será cedido e operado pelos médicos oftalmologistas do Hospital de Olhos do Paraná.
Na sessão plenária, haverá uma homenagem aos médicos oftalmologistas Carlos Moreira e Saly Moreira, fundadores do Hospital de Olhos do Paraná. Essa homenagem foi proposta por um dos autores da lei que instituiu o Abril Marrom no Paraná, o deputado Dr. Batista (PMN).
O Hospital de Olhos do Paraná funciona há quatro décadas e o fundador, o doutor Carlos Moreira, foi o primeiro professor da matéria de anatomia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ao lado da mulher, a doutora Saly, fez do hospital uma referência no atendimento oftalmológico no Paraná e no Brasil.
Dr. Batista também vai explicar, durante a sessão plenária, como funciona a legislação, que entrou em vigor em agosto de 2017, fazer um balanço de como o Poder Público, em parceria com a iniciativa privada e com entidades civis, tem realizado campanhas de esclarecimento, exames e outras ações educativas e preventivas visando à saúde ocular e a importância de se ter um mês dedicado à conscientização.
Os exames e as homenagens acontecem a partir de 13h30 da tarde.