O Espaço Cultural da Assembleia está novamente tomado por obras de arte. Desta vez é décima primeira Expoarte, com 49 trabalhos de auditores fiscais e de familiares desses auditores. O objetivo, segundo a organizadora Eduvirge Ferro, diretora social do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP), é mostrar os hobbys dos funcionários, que, em muitos casos, acabam indo além de um trabalho apenas para o lazer. Tanto que algumas peças da exposição saíram de conceituadas galerias de arte de Curitiba direto para o Espaço Cultural.
(Sonora)
São diversas as técnicas utilizadas pelos auditores e parentes. Óleo sobre tela, aquarelas, mosaicos, pontilhismo, aliás as duas obras com essa técnica serão expostas em Sidney, na Austrália. O autor, , Eduardo Casaire, de 24 anos, é neto de um auditor e trouxe para a exposição na Assembleia, outros três quadros que venceram um prêmio internacional, que rendeu a ele a participação em uma exposição no Museu do Louvre, em Paris.
Outra curiosidade da mostra são os trabalhos de uma garota de apenas nove anos , também neta de uma auditora. As obras de avó e neta foram colocadas lado a lado para serem apreciadas na Expoarte.
Criada há dez anos, a exposição já passou por outros espaços, como o Museu Oscar Niemeyer (MON), clubes, a sede social da Receita, onde atuam os auditores, é também outras três vezes na Assembleia. Eduvirge conta que, uma vez por ano, acontece uma nova edição e, que os trabalhos vão aumentando em número e melhorando em técnica e beleza.
(Sonora)
A iniciativa de trazer a exposição para a Assembleia foi da Mesa Executiva, presidida pelo deputado Ademar Traiano (PSDB). A exposição, aberta nesta segunda-feira, pode ser vista até sexta (7).
Da Assembleia Legislativa do Paraná, Reporter Claudia Ribeiro.