O projeto “Cultura na Assembleia” foi lançado oficialmente na manhã desta segunda-feira (6), no Espaço Cultural da Assembleia Legislativa, com a abertura de uma exposição de obras do artista plástico Celso Coppio. O lançamento foi feito pelo presidente da Casa, deputado Ademar Traiano (PSDB), e pelo 1º secretário, deputado Plauto Miró (DEM), contando ainda com as participações dos deputados Dr. Batista (PMN) e Nelson Luersen (PDT), dos diretores e de diversos servidores do Legislativo, além do próprio artista.
No discurso de abertura da exposição, Traiano reforçou que o projeto “Cultura na Assembleia” tem como objetivo abrir espaço para a arte e para a cultura paranaense. “A Assembleia Legislativa é caixa de ressonância da sociedade civil organizada do estado do Paraná e não podemos nos alicerçar somente nas questões de ordem política. É fundamental enxergarmos um novo horizonte nessa Casa, abrindo a oportunidade para que possamos trazer artistas de destaque no nosso estado. E hoje estamos reiniciando as atividades culturais com um artista de renome internacional”, disse.
O deputado Plauto Miró (DEM) disse que a iniciativa integra mais um dos importantes projetos de acesso e democratização da Assembleia, além de transformar o Poder Legislativo num ambiente para a manifestação dos artistas do estado. “Temos um local que pode muito bem ser utilizado para exposições, como está sendo feito a partir desta mostra. Nosso objetivo é incentivar e valorizar a nossa arte e permitir que as pessoas possam, ao visitarem a Assembleia, encontrar um espaço destinado à cultura”, afirmou o parlamentar. Plauto ressaltou ainda que o projeto permite o encontro da população com os seus artistas, de forma gratuita, ampla e permanente.
Arte acessível – Durante seu discurso, por sua vez, Coppio relembrou as diferentes fases de sua carreira e voltou a ressaltar a importância da Assembleia Legislativa voltar a ser mais um espaço para os artistas plásticos mostrarem seus trabalhos. “Sou dono de galeria e muitas pessoas passam pela minha porta e acabam não entrando porque acham que tem que pagar. E a arte precisa ser livre e aberta ao público, como acontece agora aqui na Assembleia, que é um espaço maravilhoso, por onde passam diariamente centenas de pessoas”, afirmou o artista.
A produtora de eventos Ilse Lambach, que prestigiou a abertura da exposição, considerou o projeto “Cultura na Assembleia” uma grande iniciativa por parte da Mesa Executiva da Casa. “É uma ação que há muito tempo deveria ter sido iniciada e eu estou muito feliz por estar presenciando este momento. Essa é uma maneira de valorizar nossa cultura e esse processo tem que começar pelo poder público e suas casas. E aqui é a Casa do Povo”, destacou.
Na exposição são apresentados nove quadros que abrangem praticamente todos os 40 anos da carreira de Coppio. As obras do artista poderão ser visitadas até o dia 16 de abril, entre as 8 horas e as 18h30, de segunda a sexta-feira. O Espaço Cultural da Assembleia Legislativa está localizado ao longo de ampla passarela que faz a ligação entre os prédios da Administração e do Plenário.
Projeto Cultura na Assembleia - O projeto tem como objetivo incentivar e promover a arte e a cultura paranaense, abrindo as portas do Legislativo estadual para os artistas interessados em apresentar seus trabalhos à população do estado. Na Assembleia serão realizadas exposições de pinturas, esculturas, desenhos, fotografias e lançamento de livros.