Exposição e homenagens celebram os 70 anos do Centro Juvenil de Artes Plástica

28/08/2023 17h22 | por Ana Luzia Mikos

Os 70 anos de fundação do Centro Juvenil de Artes Plástica (CJAP) são homenageados com uma exposição na Assembleia Legislativa do Paraná. Desenhos de crianças e adolescentes de todo o Paraná, que participam do projeto, serão expostos esta semana no Espaço Cultural. O reconhecimento se estendeu ao Grande Expediente, onde houve a entrega de Menções Honrosas.Créditos: Valdir Amaral/Alep

Os 70 anos de fundação do Centro Juvenil de Artes Plástica (CJAP) são homenageados com uma exposição na Assembleia Legislativa do Paraná. Desenhos de crianças e adolescentes de todo o Paraná, que participam do projeto, serão expostos esta semana no Espaço Cultural. O reconhecimento se estendeu ao Grande Expediente, onde houve a entrega de Menções Honrosas ao Diretor do CJAP, Luiz Gustavo Vardânega Vidal Pinto, à Secretária de Estado da Cultura Luciana Casagrande Pereira e a professores envolvidos no projeto. A iniciativa foi do deputado Anibelli Neto (MDB), destacando a iniciativa fundada em 16 de junho de 1953.

“Nós estamos muito felizes de poder homenagear os integrantes deste projeto. Queremos divulgar esta iniciativa porque são coisas nossas, do Paraná, que a Assembleia tem o compromisso institucional de apoiar. Quero convidar os amantes da arte plásticas que possam visitar, podendo fazer com que os nossos jovens também se sintam motivados pelas artes plásticas”, afirmou o deputado Anibelli Neto.

“O CJAP é sinônimo de futuro, de cidadãos e cidadãs que vão exercer seus direitos através da cultura. Agradeço ao deputado Anibelli Neto pela homenagem. Está é uma escola de arte de cada um dos paranaenses. CJAP é um instrumento de inclusão cidadã importante para as políticas públicas na cultura do Estado e o reconhecimento da Assemblei nos enche de alegria”, disse a secretária Luciana Casagrande Pereira. Ela citou que a pandemia representou um impacto positivo ao projeto, pois as aulas que eram apenas presenciais em Curitiba puderam se espalhar pelo estado de forma online, atingindo um maior número de participantes.

O diretor Luiz Gustavo Vardânega Vidal Pinto ressaltou que o Paraná é o único estado que possui um equipamento público do gênero artístico voltado exclusivamente ao ensino da arte e cultura para crianças e adolescentes.

“Importante esse reconhecimento da Assembleia Legislativa para trazer visibilidade para este espaço, que é uma pérola. Tem resgatado muitas oportunidades para a sociedade. Nós temos aulas de pintura, desenho, teatro, fotografia, arte urbana, sempre votados a estudantes do estado. Mas não é uma escolinha de arte tradicional, nós trabalhamos também a arte paranaense que é muito rica e destacamos nossos artistas, deixando esse legado”, explicou.

A professora Adriana Carla Dalazen Cichocki coordenou o Concurso Paranaense de Desenho, que reuniu trabalhos de crianças e jovens de 8 a 17 anos matriculados em escolas públicas ou privadas em todo o Paraná. Foram selecionados 120 desenhos, sedo que 22 estão expostos no Legislativo. Ela ressaltou a importância arte para o desenvolvimento cultural, pessoal e, também, emocional de crianças, que conseguem se expressar melhor através das mais diversas manifestações artísticas.