Exposição Fotográfica “A Outra Face do Autismo” ocupa o Espaço Cultural durante toda a semana Com fotos de Aurélio Stanki, a mostra retrata o cotidiano de jovens com transtorno do espectro autista.

01/04/2024 16h55 | por Antônio Dilay

O presidente da Assembleia, deputado Ademar Luiz Traiano, em companhia da presidente do Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia Legislativa, senhora Rose Traiano, participaram da abertura da exposição.Créditos: Orlando Kissner/Alep

A exposição “A Outra Face do Autismo” inaugurou nesta segunda-feira (01) no Espaço Cultural da Assembleia Legislativa permanecendo de 01 a 05 de abril, como parte da programação do Abril Azul, mês de Conscientização sobre o Autismo, por proposição do presidente da Assembleia, deputado Ademar Luiz Traiano, que em companhia da presidente do Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia Legislativa, senhora Rose Traiano, participaram da abertura da exposição.

A senhora Rose Traiano destacou a importância da conscientização sobre o transtorno do espectro autista.  “Neste Dia do Autismo, tive a honra de estar presente na abertura da 5ª Edição da mostra fotográfica que revela uma face do autismo muitas vezes invisível para a sociedade: sua realidade em comunidades carentes. Este evento é mais do que uma exposição; é um chamado à ação. É fundamental reconhecermos e enfrentarmos a dura realidade enfrentada por essas famílias, que lutam diariamente não apenas com os desafios do autismo, mas também com as adversidades impostas pela falta de recursos. É nosso dever como sociedade estender a mão, oferecer suporte e trabalhar incansavelmente para garantir que nenhuma família enfrentando o autismo se sinta desamparada ou esquecida. Hoje, mais do que nunca, devemos unir forças para promover a conscientização, a inclusão e o apoio necessário a essas comunidades. ”

O fotógrafo Aurélio Stanki é voluntário no Instituto Anjo Azul e registrou o cotidiano de diversos jovens autistas no cotidiano de suas famílias. “Fazer estas fotos foi uma experiência inédita. A gente sai do nosso dia-a-dia, do nosso ciclo de convivência e fomos até a comunidade fazer a coleta destas fotos. É uma situação única, porque você chega lá, às vezes tem que ter uma conversa, sentar com a criança, até ela se posicionar e aceitar fazer a foto, mas é uma dinâmica e aprendizado pessoal bem interessante”.

Para a fundadora e presidente do Instituto Anjo Azul, Fernanda Maria Rosa, “Uma exposição como essa é importante para sensibilizar os parlamentares de que nós precisamos de políticas públicas eficazes, que funcionem. É necessário também, levar tratamento e conhecimento a todos, porque o autismo não escolhe classe social. E se a família não tem um suporte financeiro, torna toda essa situação muito pior. Porque entre uma mãe colocar comida em uma mesa, o filho comer e ir atrás do tratamento, ela vai colocar comida na mesa. Essa é a realidade que as fotos desse ano estão mostrando. O autismo existe dentro das favelas, sim, só que é um autismo invisível. É uma mãe invisível, é uma criança invisível. E a falta de suporte para essas famílias está cada vez fazendo com que mais mães acabem desistindo da própria vida e da vida do filho”.

A abertura da exposição fotográfica contou com a presença do presidente da Assembleia e proponente do evento, deputado Ademar Traiano (PSD), da presidente do Conselho de Ações Solidárias e Voluntariado da Assembleia Legislativa, senhora Rose Traiano, integrantes do Instituto Anjo Azul , diversos parlamentares e o oficial do Corpo de Bombeiros do Paraná, major Murilo Sinque que apresentou o Manual de Atendimento a Pessoas no Espectro Autista no horário do Grande Expediente em sessão plenária desta segunda-feira (01).