Nos últimos meses, centenas de estudantes paranaenses aprenderam sobre política, voto consciente e democracia. Puderam conhecer um pouco mais de cada um dos três Poderes Constituídos, assumir a responsabilidade de propor projetos e, quem sabe, ver suas ideias se transformarem em lei no Paraná. O “Geração Atitude” tem proporcionado aos alunos da rede estadual de educação a oportunidade de assumirem o papel de protagonistas em um novo processo de exercício da cidadania.
Para o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB), o programa é um incentivo para que os jovens participem de forma ativa da vida política.
Sonora
Este ano, a etapa final do “Geração Atitude” recebeu 228 projetos de lei propostos pelos estudantes. Desse total, 26 trabalhos foram selecionados e seus autores participam na próxima semana da “Caravana da Cidadania”, em Curitiba. Serão três dias dedicados a aprofundar ainda mais os conhecimentos adquiridos durante o programa. Os alunos acompanhados de seus professores passarão pelas sedes das principais instituições públicas do estado, acompanharão uma sessão da Assembleia Legislativa do Paraná e terão a oportunidade de visitar pontos turísticos da capital, como o Museu Oscar Niemeyer.
Entre os projetos selecionados, alguns dedicados a temas diretamente relacionados à realidade dos jovens no ambiente escolar, como prevenção ao bullying, combate ao abandono escolar e a criminalidade e realização de simulados preparatórios para o Enem. Também há projetos sobre meio ambiente, cultura, saúde, agricultura, educação e orientação profissional. A melhor proposta será anunciada no dia 22, a partir das 18h, na Assembleia Legislativa.
Segundo o promotor de Justiça, Eduardo Cambi, o jovem bem preparado e consciente de seu papel na sociedade assume a função de agente transformador não apenas na escola, mas também na comunidade onde vive.
Sonora
O “Geração Atitude” é uma parceria da Assembleia Legislativa do Paraná, Ministério Público do Paraná, Secretaria de Estado da Educação, Tribunal de Justiça do Paraná e Assessoria Especial da Juventude do Governo do Estado. O projeto de formação cidadã é desenvolvido em 160 escolas da rede pública por meio de conteúdos trabalhados em sala de aula, rodas de bate papo com políticos, juízes e promotores e a elaboração de projetos de lei. Na 1ª edição do programa, em 2015, a ideia da aluna Ingrid Ribeiro Serafim de Souza foi transformada em lei, tornado o “Geração Atitude” parte da política pública do estado.
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.