O Grande Expediente da sessão plenária desta segunda-feira (13) da Assembleia Legislativa do Paraná, teve homenagem à Fundação de Estudos sociais do Paraná (FESP), que completa 80 anos neste dia 15 de novembro. A iniciativa da homenagem foi do deputado Evandro Júnior (PSDB), que fez questão de celebrar a data no Plenário da Alep, em função do trabalho desenvolvido pela instituição.
(Sonora)
A FESP é a segunda universidade mais antiga do Paraná. Fica atrás apenas da UFPR, que já é centenária. Ela surgiu no fim da década de 1930, quando um grupo de professores da Escola Técnica de Comércio De Plácido e Silva transformou um sonho em realidade: a criação da Faculdade de Ciências Econômicas do Paraná. De lá pra cá novos cursos foram surgindo, com destaque para ao Gestão e o Direito, além da formação desde a área infantil, em Ponta Grossa, até o curso pré-vestibular. Para o presidente da FESP, Carlos Eduardo Athayde Guimarães, que falou em nome da instituição na Tribuna, são grandes os desafios para modernizar a educação e acompanhar a evolução tecnológica e o primeiro deles será preparar a Fundação para os próximos anos, com investimento em educação à distância.
(Sonora)
Guimarães diz que ficou sensibilizado com a homenagem da Assembleia, instituição com a qual a Fundação tem parceria com descontos para os servidores em cursos tanto na área da graduação como a de pós-graduação.
(Sonora)
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro.