FGV divulga gabaritos preliminares das provas de concurso promovido pela Assembleia Candidatos poderão conferir as respostas das provas objetivas para cargos de Técnico Legislativo, Assistente Legislativo e Procurador.

09/04/2024 10h01 | por Thiago Alonso

Créditos: Arte: Vinícius Leme

Os candidatos que participaram do concurso público promovido pela Assembleia Legislativa do Paraná já podem acessar os gabaritos preliminares das provas realizadas no último domingo (07), em Curitiba.  As respostas das questões foram divulgadas na noite desta segunda-feira (08) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), entidade responsável pela organização do certame. Os gabaritos poderão ser acessados por meio do site da instituição (https://conhecimento.fgv.br/concursos/alep24). No endereço, os participantes poderão conferir as respostas das provas objetivas para cargos de Técnico Legislativo, Assistente Legislativo e Procurador – Classe 3.

Em visita recente à Assembleia Legislativa, o diretor adjunto da FGV, Carlos Augusto Costa, explicou que a divulgação do gabarito preliminar permite ao candidato questionar pontos das prova. “Divulgaremos um gabarito preliminar onde as pessoas poderão entrar com recurso, questionando alguma coisa que acham que devam questionar. A partir dessa análise, soltamos o gabarito definitivo. Depois divulgamos os aprovados na primeira fase, a fase objetiva, depois vem a fase discursiva, seguido de outras etapas do concurso. Tudo será divulgado no momento oportuno”, explicou ele, na ocasião.

A realização do concurso foi anunciada em março no ano passado pela Comissão Executiva da Assembleia Legislativa, que avaliou a importância da renovação do quadro funcional. Segundo a Comissão, além dos concursos terem sido realizados há cerca de 40 anos, para áreas específicas, muitos servidores estão próximos à aposentadoria. A iniciativa faz parte de uma série de medidas administrativas voltadas ao fortalecimento do quadro funcional e para políticas de transparência adotadas pelo Poder Legislativo.

As avaliações para o concurso público do Poder Legislativo foram aplicadas durante a manhã e tarde deste domingo na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC) e Universidade Tuiuti do Paraná, ambas em Curitiba. O concurso visa preencher 85 vagas com exigência de formação para nível médio e superior. Os salários variam entre R$ 4,9 mil e R$ 33 mil.

Do total de vagas, uma será destinada para o cargo de Procurador – Classe 3. Já 68 vagas serão destinadas para a carreira de Analista Legislativo, que abrange as funções de desenvolvedor de sistemas, biblioteconomista, administrador, economista, advogado, contador, jornalista, analista de rede, revisor legislativo e engenheiro. Estão disponíveis ainda 16 vagas para a carreira de Técnico Legislativo, nos cargos de Técnico Legislativo-Legislativo, Técnico Legislativo-Administrativo, Técnico Legislativo-Suporte e Manutenção, Técnico Legislativo-Técnico em Contabilidade.

De acordo com a Fundação Getúlio Vargas, 18.876 candidatos se inscreveram para as provas. Dos 11.210 inscritos no período da manhã, compareceram 6.953, representando 38% de ausência. No período vespertino, para as vagas de técnico legislativo, compareceram 5.197 dos 7.666 candidatos. Para a vaga de procurador, estiveram presentes 447 dos 1210 inscritos.

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação