Os alunos e professores finalistas do “Geração Atitude” já estão cumprindo uma intensa programação educativa em Curitiba. A Caravana da Cidadania é a etapa final do programa que envolve 160 escolas estaduais do Paraná. Nesta terça-feira (21), o grupo passou pelo Tribunal de Justiça do Paraná, pelo Palácio Iguaçu e pela Associação Paranaense do Ministério Público, onde puderam aprofundar os conhecimentos. As visitas guiadas continuam na quarta-feira (22) por pontos importantes de Curitiba, como o Museu Oscar Niemeyer, e pela Assembleia Legislativa do Paraná. O anúncio do melhor projeto proposto pelos estudantes será a partir das 18h, no plenarinho do Legislativo.
Segundo a professora de sociologia do Colégio Estadual Wilson Joffre, de Cascavel, Thais Rocha Tomazini, o programa valoriza os jovens enquanto cidadãos e dá oportunidade para que possam exercer a cidadania.
Sonora
Para a desembargadora Astrid Ruthes, que recepcionou os estudantes no Tribunal de Justiça do Estado, os jovens estão cada vez mais ativos na política e o “Geração Atitude” proporciona a esses estudantes o embasamento necessário para exercerem a cidadania de maneira efetiva.
Sonora
O aluno Rafael dos Santos Scandolara, do Colégio Estadual Professora Reni Correia Gamper, de Manoel Ribas, apresentou um projeto para a implantação de sistemas de produção de energias renováveis nos prédios públicos. Para ele, a experiência de propor o projeto e conhecer o funcionamento dos Poderes tem sido enriquecedora.
Sonora
O promotor de Justiça Eduardo Cambi destacou que o conhecimento adquirido por alunos e professores será disseminado pelo estado e poder ser o início de uma transformação em muitas comunidades.
Sonora
O “Geração Atitude” promoveu a participação social e desperta os interesse dos jovens por temas como cidadania, democracia, política, voto consciente e o papel das instituições.
Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Kharina Guimarães.