Foi dada a largada para o Parlamento Universitário na Assembleia

25/07/2016 18h03 | por Claudia Ribeiro
Podcast
(Descrição do áudio))

Eles trocaram o tênis,  camiseta e agasalhos  pelo terno e gravata. Elas, por camisa, blazer, terninhos... Os corredores da universidade e a sala de aula pelo Plenário. São estudantes de Direito da UFPR, que assumiram o posto de deputados e deputadas estaduais na tarde desta segunda-feira (25). Eles fazem parte do Parlamento Universitário, um projeto  que surgiu de uma parceira entre a Escola do Legislativo da Assembleia e (UFPR) Universidade Federal do Paraná.  E como em toda primeira sessão do período legislativo,  teve solenidade de posse. Um a um os “parlamentares” fizeram o juramento.

(Sobe som com juramento)

  Antes de passar o bastão para o “sucessor interino” comandar a sessão, que como manda o Regimento Interno, ela deve ser conduzida pelo deputado mais velho, o presidente “de verdade”, Ademar Traiano (PSDB), que  acompanhou o início das atividades de perto, fez  a abertura desse momento pra lá de extraordinário.

  (Sobe som)

Para ele,   a ideia é que, com essa vivência,  estes estudantes tomem gosto pela política e é uma satisfação trazê-los para dentro da Assembleia.

(Sonora)

Com quórum (quase) completo: de 50 parlamentares/universitários presentes,  em seguida foi eleita a nova Mesa Executiva. Bom, nem tão em seguida assim, porque os novos deputados nem bem assumiram os postos e já começaram a se articular. Duas chapas concorreram e pelos discursos já era possível perceber o que vem por aí durante toda a semana em que os estudantes vão tomar o lugar dos deputados.  Entre os dois candidatos à presidência da Casa, Luiz Machado  e Luzardo Faria, a chapa 1 encabeçada por  Luzardo, venceu a disputa por  29 votos a 20.  Para ele, um privilégio.

(Sonora)

 Bem a vontade, na primeira fila, estava Bruna Medina. Estudante do primeiro ano de Direito,  já teve de  enfrentar uma  disputa acirrada antes de chegar até aqui. Seriam apenas cinco alunos da sala dela e o critério de seleção para a bancada universitária foi por ordem de chegada. Sentar-se na cadeira serviu como estímulo para Bruna  defender as propostas que trouxe para a discussão.

(Sonora)

Com Talita Gruscoski  foi um pouco diferente. Ela foi “convocada” de última hora. Uma espécie de “suplente” de deputado/universitário, que não pôde participar. E ela fez um esforço grande para conseguir conciliar o estágio com o Parlamento. Mas deu certo.

(Sonora)

Assim como elas, os agora deputados estavam concentrados na tarefa que vão exercer ao longo da semana. Formar lideranças de partidos, de bancadas, os blocos partidários, os integrantes das comissões. Vai ser uma maratona política, afinal, são 30 propostas para serrem discutidas nesses dias. O presidente do Partido Democrático Universitário (PDU), da Universidade Federal do Paraná. Paulo Queiroz, diz que será uma honra conhecer na prática como funciona o dia a a dia da Assembleia, afinal, cada um dos estudantes vai se aprofundar  em um tema pouco visto na faculdade de Direito: o Processo Legislativo.

 (Sonora)

O diretor da Escola do Legislativo e Diretor Legislativo da Assembleia, Dylliardi Alessi, estava empolgado com a possibilidade de promover o Parlamento na Casa. E acredita que alguns representantes dessa turma, podem ser motivados a seguirem uma carreira política.

(Dylliardi Alessi)

Da Assembleia Legislativa do Paraná, repórter Cláudia Ribeiro. 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação