Força feminina da Segurança Pública será homenageada pela Assembleia Legislativa

14/09/2023 12h07 | por Assessoria Parlamentar

A solenidade foi proposta pela deputada estadual Flávia Francischini (União) com o objetivo de destacar o trabalho das profissionais que compõem os quadros das polícias Civil, Militar, Penal, Científica, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal.Créditos: Orlando Kissner/Alep

As mulheres que fazem parte das Forças de Segurança do Paraná serão homenageadas pela Assembleia Legislativa na próxima segunda-feira (18), no Plenarinho, às 9h30. A solenidade foi proposta pela deputada estadual Flávia Francischini (União) com o objetivo de destacar o trabalho das profissionais que compõem os quadros das polícias Civil, Militar, Penal, Científica, Corpo de Bombeiros e   Guarda Municipal.

“Vamos destacar o empenho e a dedicação das 4,5 mil mulheres que deixam seus lares diariamente e se dedicam inteiramente ao trabalho de servir e proteger a sociedade”, diz Flávia Franscischini.  Serão homenageadas mais de 100 profissionais, com entrega de certificados por serviços prestados.

Hoje as mulheres estão presentes em postos, que no passado eram ocupados apenas por homens. Um exemplo é na Polícia Civil do Paraná, onde há 1.078 mulheres nas delegacias de todo o Estado. Entre elas, há 34 investigadoras e cinco delegadas.

Na Polícia Científica do Paraná, elas participam das investigações. São 180 mulheres nas carreiras de perícia e de auxiliar de perícia.

A Polícia Militar do Paraná tem o maior efetivo de mulheres dentre as cinco forças de segurança do Estado. São 2.725 policiais realizando policiamento ostensivo nas ruas, organizando e cumprindo operações, deliberando funções administrativas e participando de atividades de formação de novos praças.

Já a Polícia Penal do Paraná conta hoje com o trabalho de 324 mulheres que atuam nas cadeias públicas, penitenciárias, casas de custódia e outros estabelecimentos penais em todo o Estado. Na Guarda Municipal de Curitiba, há 114 mulheres.

“Olhamos com profunda admiração para essas mulheres que carregam consigo o espírito de heroísmo, a garra para superar desafios e a força para enfrentar situações”, conclui Flávia Francischini.

Serviço:

Local:  Plenarinho