Buscar no Portal ALEP
Filtrar resultados

Francisco Bührer deixa Assembleia com legado de representatividade da Região Metropolitana de Curitiba

Parlamentar teve cinco mandatos consecutivos no legislativo paranaense, além de ser vereador e vice-prefeito de São José dos Pinhais.

Deputado Francisco Bührer (PSD).
Deputado Francisco Bührer (PSD). Créditos: Orlando Kissner/Alep

“Tenho muito orgulho de tudo que construí”. Essa foi a principal definição do deputado Francisco Bührer (PSD), que deixa a Assembleia Legislativa do Paraná. No entanto, a despedida não deixa seus representados sozinhos, pois o deputado teve o filho, Thiago Bührer (União), eleito no último pleito e que continuará os caminhos trilhados pelo pai.

Bührer iniciou sua carreira política ainda em 1988, quando elegeu-se vereador de São José dos Pinhais, se reelegendo em 1993. Foi vice-prefeito da cidade nas gestões de 1997 a 2000 e de 2001 até 19 de dezembro de 2002, período em que ainda exerceu o cargo de Secretário Municipal de Articulação com a Comunidade.

Nas eleições de 2002 Bührer foi eleito deputado estadual sendo reeleito nos anos de 2006, 2010, 2014 e 2018.

Com família tradicional na política paranaense, Bührer teve seu bisavô, Benjamin Claudino Ferreira, como um dos primeiros prefeitos de São José dos Pinhais e governou o município entre 1924 e 1932. Também o tio, Francisco Ari Claudino, com quem morou durante algum tempo, foi o primeiro prefeito eleito da cidade de Mandirituba. “Digo que para estar na vida pública é preciso ter dom e vocação, isso é o que faz a diferença, além é claro de ajudar o próximo com o nosso trabalho. Então tenho muito orgulho do que construí até aqui, uma história de representatividade e trabalho pelos municípios paranaenses, sempre com responsabilidade, honestidade e dedicação".

Durante o tempo em que esteve na Assembleia Legislativa o parlamentar participou de diversas Comissões, com destaque para Comissão de Fiscalização e Assuntos Municipais, que presidente, Comissão de Relações Federadas e Assuntos Metropolitanos, além da Comissão de Indústria, Comercio, Emprego e Renda, discutindo e encaminhando projetos importantes para o desenvolvimento do Estado.

Além da atuação dentro do parlamento, Bührer também dedicou seus mandatos para apoiar municípios, assegurando a transferência de recursos para a realização de obras nas cidades. "Ao longo desses 20 anos de Assembleia Legislativa do Paraná pude contribuir muito com os municípios, destinando recursos que os fizeram crescer e que atendessem a população como um todo, melhorando os serviços públicos e a vida das pessoas”, avaliou o deputado.

 

 

Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação