Francisco Bührer é o convidado deste sábado (21) no programa "Política e Viola", da TV Assembleia Programa é apresentado pela dupla sertaneja Willian e Renan e vai ao ar às 21h30, com reprise no domingo (22), ao meio-dia.

19/11/2015 11h30 | por Diretoria de Comunicação.
Deputado Francisco Bührer (PSDB).

Deputado Francisco Bührer (PSDB).Créditos: Pedro de Oliveira/Alep

Deputado Francisco Bührer (PSDB).

O deputado Francisco Bührer (PSDB), mais conhecido como Chico Bührer, deu um nó nos apresentadores Willian & Renan, apresentadores do programa Política & Viola da TV Assembleia, que vai ao ar neste sábado (21). Bührer começou se dizendo um tímido e travado em frente a uma câmera de televisão. Seu problema iria ao ponto de ter dificuldades de gravar programas eleitorais. Dito isso se pôs a falar quase sem tréguas, dando pouco espaço para as perguntas dos apresentadores e para que os músicos convidados, a dupla Tony & Bryan, dessem o seu recado.

Bührer é de Tijucas do Sul, garante que é um caipira assumido, nasceu em uma família de agricultores, passou a infância pescando no Rio da Várzea. Apesar de todas essas raízes rurais diz que nunca gostou de trabalhar na roça. Fala com visível desgosto de alguns trabalhos agrícolas, como separar o feijão do milho. Em compensação, gostava de cavalos. Andar a cavalo, domar cavalo, era com ele mesmo.  “Fugi da roça”, resume. Veio para a cidade para ser engenheiro civil, fazia projetos que outros assinavam, mas acabou não tendo tempo para se formar. Outras atividades, inclusive a política, começaram a ocupar o seu tempo. Na Assembleia não é de falar muito na tribuna. “Sou mais um articulador”, avalia.

Ainda hoje gosta muito do campo, e adora o povo da roça, com quem é capaz de passar horas sem fim conversando. “Dizem que quando estou no meu sítio eu me transfiguro”, diz Bührer, fazendo nova referência à imperceptível timidez. Ganhou cigarro “paiero” de Willian, apreciou, disse que aqueles “paieros” que enrola no sítio, quando está proseando, usando chapéu de palha com os amigos campeiros, são bem mais encorpados. “Não dá para fumar isso na cidade”, diz. Observando que, além de tudo, estaria dando um “mau exemplo”. Fumar um cigarro de palha no sítio, no entanto, menos que um vício, seria uma questão cultural.

Confessou seu fraco por pássaros. Pavões, faisões e outros emplumados que tem no sítio e cria, sempre de acordo com as determinações do IBAMA. Cuidar dos bichos é o melhor remédio para o stress. Ocupam tanto de seu tempo que até a mulher fica com ciúmes. Willian não se aguenta. “Como, sendo tão tímido, conseguiu conhecer a mulher?”. Simples. Encontrou na rua, começaram a conversar e estão juntos há 35 anos.

A afinada dupla curitibana de músicos sertanejos Tony & Bryan participou do programa. Cantaram músicas próprias, como “Noites, porres e mesa de bar” (“Chamar seu nome já chamei demais/ Mas essa angústia não me deixa em paz/ Por isso, passam noites, passam porres/ E mesas de bar/ Eu sempre na vontade de te encontrar/ E a cada dose eu choro, eu choro”).

Em homenagem ao amor confesso do deputado pelos pássaros a dupla cantou ainda “As andorinhas voltaram”, do Trio Parada Dura: “As andorinhas voltaram/ E eu também voltei/ Pousar, no velho ninho/ Que um dia aqui deixei/ Nós somos andorinhas/ Que vão e que vem/ À procura de amor”.

O “Política & Viola” faz parte da nova grade da TV Assembleia (antiga TV Sinal). A programação segue a orientação do presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSDB), que traçou a meta de tornar o canal da Assembleia um veículo para aproximar a população do Legislativo. O programa vai ao ar na TV Assembleia todos os sábados, às 21h30, com reprise aos domingos, ao meio-dia, e nas quintas-feiras, às 21h30. A TV Assembleia pode ser assistida no canal 16 da Net e na internet, neste link.

 

 

Agenda

TRAMITAÇÃO DE PROJETOS

LEIS ESTADUAIS

PROJETOS PARA JOVENS

  • Visita Guiada
  • Geração Atitude
  • Parlamento Universitário
  • Escola do Legislativo
Assembleia Legislativa do Estado do Paraná © 2019 | Desenvolvido pela Diretoria de Comunicação